São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JOSÉ MARIA HELLMEISTER (1928-2011)

O engenheiro e os carros Puma

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Nos anos 50, José Maria Hellmeister até jogou como meia-direita do Corinthians. Sua carreira, porém, deslanchou quando ele trocou a bola pelos carros, sua paixão.
Paulistano, ele se formou engenheiro mecânico e foi o primeiro a montar no Brasil um carro Studebaker, como lembra o filho Ruy, que herdou do pai o gosto pelos automóveis e tem hoje uma loja de carros em São Paulo.
Depois da Studebaker, trabalhou na Vemag. Na década de 60, entrou para a Puma, como diretor comercial. Chegou, inclusive, a ser sócio, com 3% das participações.
Atuava nas corridas em Interlagos mexendo na regulagem dos carros da empresa, onde ficou até ela fechar, nos anos 80. Um dia, os dois sócios majoritários brigaram entre si e botaram dois advogados para representá-los. Como os problemas não acabaram, José pegou o paletó e foi embora, lembra o filho.
Antes de se aposentar, trabalharia ainda na metalúrgica FPS, fabricante em Santo André (SP) de rodas de liga para montadoras. Encerrou de vez a carreira aos 70 anos.
Passou a ficar entre a capital paulista e Santos (SP). No litoral, gostava de pescar.
O amor pelos carros estendeu-se também ao sobrinho Alan, piloto da Stock Car.
Zito, como era chamado pela família, era brincalhão, mas também rigoroso -"linha-dura", conta a família.
Durante os tempos de Puma, como visitava frequentemente a linha de montagem, aspirou muita fibra de vidro, o que prejudicou gravemente seu pulmão. Morreu na quarta, aos 82, devido ao problema. Deixa viúva, quatro filhos, sete netos e bisneta.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Caixa extra faz USP, Unesp e Unicamp reformarem campi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.