São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher é acusada de manter idosas presas por dez anos

Nilma da Silva é suspeita ainda de sacar dinheiro da aposentadoria das vítimas

Segundo a polícia, idosas estavam em situação degradante e foram levadas a hospital com desnutrição; mulher negou as acusações

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

A Polícia Civil de Goiás prendeu ontem uma mulher suspeita de aprisionar e manter em condições degradantes três idosas em uma chácara de Aparecida de Goiânia (região metropolitana de Goiânia).
De acordo com a polícia, Nilma de Fátima da Silva, 49, que se apresentou como enfermeira, era responsável pelos cuidados das três mulheres havia dez anos e sacava o dinheiro da aposentadoria delas.
Duas das três vítimas sofreram AVC (acidente vascular cerebral) e não conseguem se comunicar. Elas têm entre 60 e 70 anos. As idosas foram encaminhadas para um hospital com desnutrição, de acordo com a polícia. Uma das mulheres continua internada. As outras foram encaminhadas para um abrigo municipal.

Situação degradante
A polícia tomou conhecimento do caso por meio de uma denúncia anônima.
Segundo a delegada Karla Fernandes, responsável pelo caso, os policiais encontraram as três trancadas dentro de um quarto. O local tinha apenas duas camas, sem lençóis, e havia sujeira de fezes e urina, de acordo com a Polícia Civil.
A delegada afirmou ainda que as três idosas só eram alimentadas duas vezes por dia. Para beber água, elas tinham que andar aproximadamente 200 metros até um filtro instalado no quintal da chácara, segundo informações da polícia. No local havia também cachorros e galinhas.
O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás informou que a mulher presa não possui registro no órgão.
Segundo Karla Fernandes, a suspeita passou a tomar conta das três idosas depois que o asilo onde elas viviam foi fechado por falta de condições de higiene dez anos atrás. A mulher que se diz enfermeira afirmou que decidiu tomar conta delas por "afetividade". De acordo com a polícia, a chácara está alugada para a suspeita há três anos.

Familiares
Até ontem, a Polícia Civil localizou parentes de apenas uma das vítimas. Uma cunhada e um irmão dela disseram que não tinham notícias da idosa havia um ano, mas disseram que sabiam que a mulher presa tomava conta dela.
A suspeita, presa em flagrante, deve responder processo por submeter idoso a condições desumanas e desvio de recursos, crimes previstos no Estatuto do Idoso.
A Folha não conseguiu localizar o advogado da presa ontem. À polícia ela negou as acusações. A suspeita disse que sacava o dinheiro das aposentadorias para custear as despesas das próprias idosas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Segurança: Homem é preso acusado de pedofilia em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.