São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

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Para técnicos, rodízio maior tem pouco efeito

Plano em estudo pela gestão Kassab é de ampliar o horário de restrição aos veículos em uma hora pela manhã e outra à noite

Risco apontado por técnicos da CET é de aumentar a lentidão na hora do almoço sem redução significativa do total do engarrafamento

DA REPORTAGEM LOCAL

A ampliação do rodízio de veículos -em uma hora pela manhã e outra à noite- estudada pela gestão Gilberto Kassab (DEM) deve ter um impacto muito pequeno na redução dos engarrafamentos no conjunto da cidade de São Paulo, além de aumentar a lentidão na hora do almoço e de saída das escolas.
Mas ela poderá provocar redistribuição favorável de viagens em alguns corredores viários que apresentam congestionamentos atípicos -como nas avenidas Rebouças e Eusébio Matoso e na rua da Consolação, onde costuma haver picos de trânsito entre as 10h e as 11h.
A avaliação é de técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ouvidos pela Folha. O órgão deve apresentar ao prefeito suas primeiras análises na semana que vem.
Pela proposta que Kassab pediu que fosse avaliada, a restrição veicular passaria a valer das 7h às 11h e das 17h às 21h.
Um estudo realizado na gestão Marta Suplicy (PT), entre 2001 e 2004, quando a CET era presidida pelo atual vereador petista Chico Macena, concluiu que a vigência do rodízio pelo dia inteiro, e não só nos picos, traria uma redução do número de viagens entre 9,8% e 17,7% -dependendo do tipo de via.
Mas os impactos seriam bem menores no caso do aumento da restrição em apenas uma hora de manhã e outra à noite.
Pesquisas da CET identificaram que a tendência é haver uma reprogramação das viagens, e não que a maioria deixe seus automóveis na garagem.
Das 10h às 11h, 20% dos veículos em circulação em São Paulo são justamente aqueles com placas vetadas de rodar nos horários de pico do dia.
A preocupação é que, com a nova restrição, essa mesma tendência seja estendida ao horário do almoço, coincidindo muitas vezes com a entrada e saída de alunos nas escolas.
Embora a fluidez ainda seja pior no começo e no meio da manhã e no final da tarde, os indicadores da CET mostram que os congestionamentos já se espalharam pelos demais horários. E nos últimos anos a piora do trânsito se deu com mais intensidade entre as 10h e as 14h.
A capital paulista tem algumas rotas, porém, onde, para os técnicos da CET ouvidos pela reportagem, a extensão do rodízio teria efeito positivo.
Ao longo de nove anos, a situação do trânsito nas avenidas Rebouças, Eusébio Matoso e rua da Consolação foi pior no final da manhã do que no tradicional pico das 7h às 10h.
Em 2006, a velocidade dos carros era de 14,4 km/h das 10h às 11h, menor do que a de 20 km/h nas três horas anteriores.
A mudança do rodízio, nesse caso, poderia resultar em melhoria significativa dos engarrafamentos no novo horário de restrição. (ALENCAR IZIDORO)


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