|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Para técnicos, rodízio maior tem pouco efeito
Plano em estudo pela gestão Kassab é de ampliar o horário de restrição aos veículos em uma hora pela manhã e outra à noite
Risco apontado por técnicos da CET é de aumentar a lentidão na hora do almoço sem redução significativa do total do engarrafamento
DA REPORTAGEM LOCAL
A ampliação do rodízio de
veículos -em uma hora pela
manhã e outra à noite- estudada pela gestão Gilberto Kassab
(DEM) deve ter um impacto
muito pequeno na redução dos
engarrafamentos no conjunto
da cidade de São Paulo, além de
aumentar a lentidão na hora do
almoço e de saída das escolas.
Mas ela poderá provocar redistribuição favorável de viagens em alguns corredores viários que apresentam congestionamentos atípicos -como nas
avenidas Rebouças e Eusébio
Matoso e na rua da Consolação,
onde costuma haver picos de
trânsito entre as 10h e as 11h.
A avaliação é de técnicos da
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ouvidos pela
Folha. O órgão deve apresentar
ao prefeito suas primeiras análises na semana que vem.
Pela proposta que Kassab pediu que fosse avaliada, a restrição veicular passaria a valer das
7h às 11h e das 17h às 21h.
Um estudo realizado na gestão Marta Suplicy (PT), entre
2001 e 2004, quando a CET era
presidida pelo atual vereador
petista Chico Macena, concluiu
que a vigência do rodízio pelo
dia inteiro, e não só nos picos,
traria uma redução do número
de viagens entre 9,8% e 17,7%
-dependendo do tipo de via.
Mas os impactos seriam bem
menores no caso do aumento
da restrição em apenas uma hora de manhã e outra à noite.
Pesquisas da CET identificaram que a tendência é haver
uma reprogramação das viagens, e não que a maioria deixe
seus automóveis na garagem.
Das 10h às 11h, 20% dos veículos em circulação em São
Paulo são justamente aqueles
com placas vetadas de rodar
nos horários de pico do dia.
A preocupação é que, com a
nova restrição, essa mesma
tendência seja estendida ao horário do almoço, coincidindo
muitas vezes com a entrada e
saída de alunos nas escolas.
Embora a fluidez ainda seja
pior no começo e no meio da
manhã e no final da tarde, os indicadores da CET mostram que
os congestionamentos já se espalharam pelos demais horários. E nos últimos anos a piora
do trânsito se deu com mais intensidade entre as 10h e as 14h.
A capital paulista tem algumas rotas, porém, onde, para os
técnicos da CET ouvidos pela
reportagem, a extensão do rodízio teria efeito positivo.
Ao longo de nove anos, a situação do trânsito nas avenidas
Rebouças, Eusébio Matoso e
rua da Consolação foi pior no
final da manhã do que no tradicional pico das 7h às 10h.
Em 2006, a velocidade dos
carros era de 14,4 km/h das 10h
às 11h, menor do que a de 20
km/h nas três horas anteriores.
A mudança do rodízio, nesse
caso, poderia resultar em melhoria significativa dos engarrafamentos no novo horário de
restrição.
(ALENCAR IZIDORO)
Texto Anterior: Cesar Maia diz não saber o que poderia ter feito a mais Próximo Texto: Kassab "candidato" promete R$ 1 bi por ano no metrô Índice
|