São Paulo, sexta, 27 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Barbie tem um advogado que é uma fera

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Tudo pode acontecer em uma América que chegou ao cúmulo de instalar detectores de metal na porta de escolas primárias, a fim de impedir que a garotada entre na sala de aula com armas de fogo.
Na minha época a petizada se machucava tentando voar como o Superman. Tenho uma amiga que carrega até hoje uma cicatriz no rosto. Entrou de cara no muro para viver seu momento Nacional Kid.
Agora, o buraco é mais embaixo. Nos EUA ou na periferia, onde reinam os Racionais MC's, a molecada quer ser "assassino por natureza", estrela a qualquer preço de programas como o "Aqui Agora".
Mas, em vez de usar de bom senso para acabar de vez -como fez a Inglaterra- com o porte de armas, nos EUA, personalidades como Ronald Reagan e o canastrão Charlton Heston se orgulham de pertencer à abjeta NRA (National Rifle Association), o poderoso lobby que defende o "direito de portar armas".
Na quarta, no site da CNN na Internet, um porta-voz da NRA pedia calma aos americanos. "Não tirem conclusões precipitadas sobre a matança de Jonesboro." É piedoso.
A Justiça norte-americana bem que podia parar de perder tempo discutindo se meninos, como os dois Rambos que promoveram o fuzilamento na escola de Arkansas, merecem ser julgados como adultos.
Na América a família não é celebrada em verso e prosa? Pois então eles que responsabilizem os pais pelos atos de vandalismo dos filhos menores.
Outra vaca fria me chamou atenção nos últimos dias. A Scheila do Tchan foi à Disneyworld fazer uma reportagem para uma revista de amenidades. Passeando pelos estúdios da MGM, a equipe da revista viu o Pateta e pediu para fotografá-lo com a bailarina, dançando em ritmo do tchan. Não é que, no meio da sessão de fotos, uma funcionária da Disney surgiu do nada para acabar com a festa? "Essa pose não é apropriada", sentenciou.
Outra: já reparou que a Disney não comercializa produtos com seus vilões? Quando os rapazes do Sepultura visitaram Orlando, eles queriam comprar camisetas com os Irmãos Metralha. Não encontraram.
Esse tipo de controle de imagem está fazendo escola. A Mattel, que é dona da Barbie, agora deu para processar por zilhões de dólares quem fizer uso da imagem daquela boneca sonsa de uma figa.


QUALQUER NOTA

Miragem
Americano é um bicho engraçado. Se alguém souber, que me explique como é que o presidente Clinton espera fazer negócios com uma "África democrática e globalizada", se o continente é dominado por tribos.
Começo com pé direito
Taí. Não disse que o piloto Rodrigo Hanashiro é um rapaz de ouro? Em sua primeira corrida na Fórmula Ford 2.000, nos EUA, ele chegou em um honroso sétimo lugar. Quem gosta de cheiro de borracha queimando o asfalto, que fique de olho nele.
Respeito é bom
A despeito dos protestos de vários leitores, não vou publicar o final da piada do Tim Maia nesta coluna. Quem quiser saber que me escreva.


E-mail barbara@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.