São Paulo, sexta, 27 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPINIÃO
Lixo urbano

RUBEN CESAR KEINERT
RUBENS MAZON

O lixo urbano está se transformando em um problema crucial para as aglomerações urbanas. Toda e qualquer cidade que ainda não tenha encaminhado uma solução de longo prazo certamente enfrenta problemas de sujeira, proliferação de moscas, riscos de contaminação de águas, plantas e animais e -por consequência- está sujeita ao aparecimento frequente de doenças endêmicas.
De modo geral, problemas dependem de que se tenha consciência a seu respeito para que as soluções sejam encaminhadas. No caso do lixo, a variada oferta de soluções está antecipando o reconhecimento do problema, o que, de início, é muito positivo.
O que preocupa, no entanto, é que as ofertas de soluções não sejam precedidas de estudos sobre as necessidades específicas das cidades para as quais são dirigidas.
O lixo urbano é um campo em que os investimentos são altos em relação a orçamentos municipais cada dia mais e mais insuficientes. Meias soluções podem acarretar custos de manutenção elevados no presente e reparações vultosas por danos ambientais no futuro.
Estudos prévios e isentos, que indiquem as alternativas mais adequadas a cada caso de cidade, são boa precaução para evitar problemas ocasionados por soluções parciais.
Recente e oportuno relatório da Secretaria do Meio Ambiente mostra que o tratamento e a disposição final do lixo domiciliar estão sendo feitos de forma inadequada em 78% dos municípios paulistas. Água, solo e ar do Estado estão sendo afetados diariamente, com possibilidades dramáticas de comprometimento ambiental, cuja reparação, quando possível, é lenta e muito onerosa.
Não há falta de conhecimento, portanto. Está mais do que na hora de prefeitos, câmaras municipais e comunidades buscarem soluções integradas e consistentes para seus problemas de lixo (resíduos sólidos).


Ruben Cesar Keinert, 56, é professor da área de administração e política urbana da FGV-SP. Rubens Mazon, 49, doutor em saúde ambiental, é professor de administração do meio ambiente da FGV-SP



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.