São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuários criam perfil falso para poder bisbilhotar

DA REPORTAGEM LOCAL

Para driblar o novo mecanismo do Orkut que permite aos usuários ver quem entrou na sua página, muitas pessoas estão criando perfis falsos para continuar bisbilhotando sem serem descobertos.
O site dá a opção de desativar o visualizador do perfil. No entanto, quem o desabilita passa a não poder ver quem entrou em sua própria página. Para alguns usuários do Orkut, a nova ferramenta causa preocupações desnecessárias.
A advogada Ana Karina Bloch Buso, 26, preferiu desativar o sistema. "As pessoas ficam muito expostas. Às vezes você passa de bobeira no perfil de alguém, e esta pessoa vai ficar pensando por que você entrou lá."
Devido à superexposição, Ana Karina só usa uma página com nome fictício. Ela tomou a decisão após desconhecidos descobrirem sua profissão e, então, criarem um site afirmando que ela era alvo de reclamações na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
"O Orkut é uma espionagem. Criei um perfil falso para continuar utilizando o site como era antes", diz um publicitário de 27 anos, que não quis se identificar.
Ele e mais 20 amigos criaram o perfil falso de um modelo americano que só se comunica em inglês e tem comunidades relacionadas aos Estados Unidos.
O publicitário conta que usa o perfil falso para bisbilhotar pessoas desconhecidas que entraram em sua página ou saber mais sobre uma paquera. Segundo ele, outras pessoas fazem o mesmo.
(LUÍSA BRITO e FÁBIO TAKAHASHI)


Texto Anterior: Crimes virtuais: Orkut abrirá sigilo de internautas em caso de pedofilia
Próximo Texto: Violência: Procurador do Estado é encontrado morto com tiro em rodovia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.