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1ª e última colocada têm instalações antigas e modestas
RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA
A diferença de desempenho
entre a líder e a última colocada
no ranking do Inep das escolas
regulares (não-técnicas) ligadas à Secretaria Estadual da
Educação se explica pelas realidades locais, que interferem na
expectativa e na motivação dos
alunos, segundo as diretorias
das unidades.
Não há grandes diferenças
estruturais entre as escolas
Professor Angelo Martino, de
Ibitinga (347 km de SP), líder
do ranking, e Shiguetoshi Yoshi, de Presidente Epitácio (655
km de SP), lanterna da lista.
Ambas funcionam em prédios
antigos e têm instalações consideradas "modestas".
Para a diretora da Angelo
Martino, Clea de Campos, o
bom desempenho da escola de
Ibitinga é atribuído a três fatores: empenho dos alunos, qualificação dos docentes e confiança dos pais.
A escola possui 750 alunos da
quinta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A turma formada no
ano passado e que alcançou o
resultado no Enem foi a primeira a se formar no ensino
médio na escola.
Dos 62 alunos concluintes,
oito conseguiram vagas em
universidades públicas; a maioria está na faculdade.
"Muitos deles entraram na
escola ainda crianças. O resultado não foi surpresa", afirma a
diretora da escola.
Na escola de Presidente Epitácio, cidade marcada por conflitos agrários, a diretoria atribuiu o mau desempenho à relação dos alunos -na maioria filhos de assentados- com o trabalho rural e à defasagem de
idade em relação à série.
O número de alunos é pequeno -são 376 da primeira série
do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Dos
26 concluintes do ano passado,
apenas dois se inscreveram em
vestibulares. Um aluno foi
aprovado e está cursando uma
faculdade particular da cidade.
"O índice de faltas é muito
grande, pois o interesse maior
deles é trabalhar no campo ou
com pesca. Além disso, 20% da
turma formada no ano passado
tinha mais de 30 anos e tinha
desistido da escola havia muito
tempo", disse a professora Edeni Aparecida Garcia, dirigente
de ensino da regional Santo
Anastácio, que abrange Presidente Epitácio.
"Estamos tentando motivar
mais os alunos, mostrando a
importância do estudo para a
vida deles. Acho que no próximo ano o resultado será melhor", afirmou Garcia.
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