São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eletronuclear detecta vazamento em Angra 2

Material radioativo atingiu seis funcionários no dia 15

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A estatal Eletronuclear detectou o vazamento de material radioativo na usina de Angra 2, que aconteceu no dia 15, quando seis funcionários da empresa trabalhavam perto de um equipamento contaminado e foram atingidos pela radiação.
Só ontem a estatal divulgou o acidente, que, segundo a empresa, não representa risco nem exige medidas reparadoras ou de contingência.
O vazamento, segundo a estatal, foi de proporções pequenas e aconteceu quando um funcionário trabalhava na raspagem de uma peça contaminada para eliminar sua radiação -procedimento de rotina.
O empregado não desligou o sistema de ventilação, dispersando um pequeno volume de partículas na unidade.
A Eletronuclear diz que o sistema de alarme da usina detectou o material e foi acionado.
Os seis empregados foram levados a um centro de descontaminação. Foi constatado que os níveis de radiação eram baixos e não representavam risco.
A estatal afirma que comunicou o acidente à Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e à Prefeitura de Angra dos Reis e diz que não há risco de contaminação.
Procurada na sede do órgão, a assessoria de imprensa da Cnen não foi localizada até a conclusão desta edição.
O físico Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe (que coordena os programas de pós-graduação em engenharia da UFRJ), diz que o vazamento não representa risco nem aos empregados nem ao ambiente e criticou a demora da empresa para divulgar o acidente.


Texto Anterior: 88% dos candidatos à OAB-SP são reprovados
Próximo Texto: Crescem as queixas sobre buracos na rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.