São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria da Segurança diz que lei prevê carteira para vigilante

DA REPORTAGEM LOCAL

O delegado Dejar Gomes Neto, da 1ª Seccional da Polícia Civil, defende o cadastramento dos vigilantes com o argumento de que se trata de uma profissão "meio esquecida". "Para todo mundo, eles são só uns chatos que passam em cima da moto apitando", diz.
Gomes Neto afirma que os seguranças devem ser cadastrados como guardas autônomos pelo departamento de registros diversos da Polícia Civil.
"A carteirinha serve para atestar que o vigilante não tem antecedentes criminais", diz.
O delegado considera úteis as palestras para os vigilantes, uma vez que "é preciso orientá-los sobre a melhor maneira de lidar com segurança".
A Secretaria da Segurança Pública afirmou que a iniciativa do cadastro dos vigias foi dos moradores dos bairros e foi apoiada pelas polícias.
A exigência dessa carteira aos vigilantes, ainda segundo a pasta, pode ser feita pelos moradores de qualquer bairro da cidade ou do Estado, porque está prevista em legislação.
Esse apoio dos policiais, de acordo com a secretaria, não acarreta obrigação de ajuda financeira ou doações de bens às delegacias ou bases da PM.
Sobre o registro dos carroceiros e da restrição de uso das ruas, a Segurança Pública disse que não é de competência das polícias. A Polícia Federal não comentou o assunto.


Texto Anterior: Entidade fecha parceria com polícia para blindar os Jardins
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Navegar é preciso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.