UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas ganha 8 novos bairros

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Sede da maior ocupação urbana da América Latina -o Parque Oziel, onde moram 25 mil pessoas-, Campinas assistiu, nos últimos sete anos, à criação de oito novos "bairros" pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), o mesmo que foi responsável pela invasão de uma área da Volkswagen, na última semana, em São Bernardo do Campo.
Fundado em Campinas como um braço urbano do MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra), o MTST viveu seu auge na cidade entre os anos de 1996 e 1998, quando coordenou pelo menos oito ocupações de áreas públicas e particulares na cidade.
Em consequência da consolidação das ocupações já feitas e da dificuldade de encontrar terras para novas invasões, parte da cúpula original do MTST passou a desenvolver novas atividades, enquanto outros saíram da cidade para coordenar o movimento de luta por moradia em outras regiões.
As aspirações revolucionárias deram lugar a pretensões mais modestas. No Parque Oziel, um dos oito "bairros" fundados pelo MTST, as prioridades hoje são saneamento básico, asfalto, educação, saúde e transporte público.


Texto Anterior: Ocupar casa abandonada é legal na Inglaterra
Próximo Texto: Danuza Leão: Um mundo cruel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.