UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dona Anita, 99, reencontra sua velha amiga

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1961, quando "Space Wars", o primeiro jogo eletrônico da história, foi criado num laboratório nos EUA, a paulistana Anita Arruda Botelho Junqueira Franco, então com 57 anos, ignorou o fato.
Hoje, aos 99, depois de ter visto o cometa Halley cruzar duas vezes os céus de São Paulo, ter passado pela Revolução de 1932 e as comemorações do 4º Centenário e ter vivido quase um quarto dos 450 anos da cidade, ela ainda ignora o universo dos games. Mas sabe de avenida Paulista como ninguém.
Afinal, era pelas calçadas daquelas ruas que dona Anita, na flor dos 15 anos, fazia o "footing" com suas amigas, enquanto os rapazes flertavam do carro, seguindo o corso. "Naquela época, não era moda vir falar", lembra ela, que fez o passeio virtual "Paulista 1919" a pedido da Folha.
Hoje uma senhora muito bem posta, de vestido florido e bengala elegante, dona Anita nunca morou na Paulista. "Nossa casa era nos Campos Elíseos, como todo o mundo", diz. "Mamãe quis comprar residência aqui para os altos, mas descobriu que dois rapazes haviam morrido de tuberculose!"
Enquanto um dos funcionários da exposição vai manejando o mouse para ela "passear", a senhora se espanta com a semelhança entre a representação virtual e as lembranças que tem: "Era assim mesmo!".
Reconhece a fachada do Hospital Santa Catarina, "onde papai morreu", e a casa da família Von Bullow, que fundou a Cervejaria Antarctica e cuja residência foi demolida.
Mas o que a emociona mesmo é lembrar-se das festas, que aconteciam no Belvedere (hoje o vão livre do Masp) e no Trianon. "Não tinha TV e os restaurantes e cinemas eram raros, então fazia-se festa todo dia."
E do Carnaval. "Nós alugávamos carro e vínhamos para o Corso na Paulista, fantasiadas". Sozinhas? "Não, com nossa "gouvernante" alemã." (SD)


Texto Anterior: Memória: Avenida Paulista de 1919 volta em passeio virtual
Próximo Texto: Saúde: Cuidado reduz risco em gestante cardíaca
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.