São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

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ANÁLISE

Frota de veículos e áreas de risco ainda são parte do desafio


SEM MUDANÇAS COMO RETIRADA DE ÁREAS DE RISCO E REDUÇÃO DA FROTA, AÇÕES SÃO SÓ PALIATIVAS


CARLOS RITTL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 2009, a cidade de São Paulo instituiu por lei sua Política de Mudança do Clima. Definiu-se uma série de medidas de grande relevância para que a cidade possa enfrentar o desafio das alterações no clima da Terra e também contribuir com os esforços globais de redução de emissões de gases de efeito estufa.
Estabeleceu-se uma meta ousada de redução de emissões de gases de efeito estufa (30% em 2012 em relação às emissões em 2005).
Foram definidas linhas de ação para tal redução, como em transporte (substituição de combustíveis, privilégio a transporte coletivo, expansão de ciclovias) e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (reciclagem de lixo e geração de energia em aterros sanitários), principais fontes de emissões locais.
Além disso, a lei também criou caminhos para que a dimensão climática seja incorporada às políticas públicas, algo fundamental para reduzir a vulnerabilidade da cidade e da população a enchentes, deslizamentos, secas -cada vez mais intensas e frequentes.
Medidas estruturais iniciais e ações importantes estão em curso em São Paulo. No entanto, cerca de 700 veículos ainda são emplacados diariamente, áreas de risco (encostas, áreas de mananciais de água) continuam a ser ocupadas e milhares de toneladas de resíduos sem gerenciamento adequado são geradas a cada dia na capital paulista.
Portanto, a cidade precisa aprofundar suas ações. Sem transformações profundas, como a retirada total de pessoas de áreas de risco no município e redução drástica da frota de veículos em circulação diária, as ações em curso na cidade podem tornar-se paliativas frente ao imenso desafio das mudanças climáticas.

CARLOS RITTL é coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil


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