São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011 |
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ANÁLISE Frota de veículos e áreas de risco ainda são parte do desafio
CARLOS RITTL ESPECIAL PARA A FOLHA Em 2009, a cidade de São Paulo instituiu por lei sua Política de Mudança do Clima. Definiu-se uma série de medidas de grande relevância para que a cidade possa enfrentar o desafio das alterações no clima da Terra e também contribuir com os esforços globais de redução de emissões de gases de efeito estufa. Estabeleceu-se uma meta ousada de redução de emissões de gases de efeito estufa (30% em 2012 em relação às emissões em 2005). Foram definidas linhas de ação para tal redução, como em transporte (substituição de combustíveis, privilégio a transporte coletivo, expansão de ciclovias) e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (reciclagem de lixo e geração de energia em aterros sanitários), principais fontes de emissões locais. Além disso, a lei também criou caminhos para que a dimensão climática seja incorporada às políticas públicas, algo fundamental para reduzir a vulnerabilidade da cidade e da população a enchentes, deslizamentos, secas -cada vez mais intensas e frequentes. Medidas estruturais iniciais e ações importantes estão em curso em São Paulo. No entanto, cerca de 700 veículos ainda são emplacados diariamente, áreas de risco (encostas, áreas de mananciais de água) continuam a ser ocupadas e milhares de toneladas de resíduos sem gerenciamento adequado são geradas a cada dia na capital paulista. Portanto, a cidade precisa aprofundar suas ações. Sem transformações profundas, como a retirada total de pessoas de áreas de risco no município e redução drástica da frota de veículos em circulação diária, as ações em curso na cidade podem tornar-se paliativas frente ao imenso desafio das mudanças climáticas. CARLOS RITTL é coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil Texto Anterior: Outro lado: Já há grandes avanços, diz a prefeitura Próximo Texto: Prefeito troca 9 subprefeitos de uma só vez Índice | Comunicar Erros |
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