São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hospital Matarazzo vai virar "hotel palácio"

Grupo especializado em projetos de altíssimo luxo fechou ontem a compra do edifício tombado por R$ 117 milhões

Fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil confirma a venda, antecipada pela Folha em fevereiro

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

O grupo Allard, especializado em hotéis de altíssimo luxo, fechou ontem a compra do antigo hospital Umberto Primo, também conhecido como hospital Matarazzo, na Bela Vista, centro de SP.
A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e dona do imóvel, confirmou a venda -antecipada pela Folha em fevereiro.
Pelo prédio histórico, inaugurado em agosto de 1904, o grupo Allard, em sociedade com o fundo de investimentos paulistano WWI, pagou R$ 117 milhões.
A Folha apurou que o projeto do grupo é fazer no local dois hotéis -um deles de altíssimo luxo, na área da antiga maternidade-, um centro cultural e um centro comercial e de gastronomia.
Nenhum porta-voz do grupo foi localizado ontem para falar sobre o assunto. A empresa não divulgou as datas previstas para o início ou fim das obras nem o valor que será investido no projeto.
O antigo hospital funcionou até 1993, quando, endividado, fechou suas portas.
O edifício é tombado e tem, no total, 36 mil m2 de área construída, em prédios de vários andares, em um terreno de 27 mil m2.

"HOTEL PALÁCIO"
Mais que cinco ou seis estrelas, o conceito a ser adotado é o de "hotel palácio", num projeto que prevê a manutenção das características originais do edifício.
Mesmo assim, terá que ser aprovado pelo Conpresp e Condephaat (órgãos municipal e estadual de preservação do patrimônio histórico).
A prefeitura já acenou com apoio ao projeto, inclusive por acreditar que parte das obras possa estar pronta em 2014, para a Copa do Mundo.
Marcos Cintra, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, disse que a prefeitura fará um termo de cooperação para colaborar no que for preciso para a realização do investimento.
"Vai ser um vetor importantíssimo de requalificação urbana daquela área próxima à avenida Paulista. É um projeto belíssimo para a cidade", afirmou Cintra.


Texto Anterior: Vitória Rodrigues (1908-2011): A "Vó do Arroio" tirou o RG aos 102
Próximo Texto: FGV cria graduação em administração pública
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.