São Paulo, Sexta-feira, 27 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEBEM
Condições de higiene na Imigrantes são causa
Promotor quer ação contra o governo

da Reportagem Local

A Promotoria da Infância e da Juventude de São Paulo vai entrar hoje com uma ação contra o governo do Estado por causa das condições de higiene e acomodação dos adolescentes abrigados no complexo da Imigrantes da Febem, na zona sudoeste de São Paulo.
Segundo o promotor Ebenezer Salgado Soares, a unidade não tem condições de higiene e está superlotada. "Os direitos fundamentais dos internos estão sendo violados. A unidade tem lugar para 330 adolescentes e abriga 1.400, isso é descaso", disse.
Ele afirmou que a Promotoria deve entrar com uma série de ações contra o governo e que anunciará hoje qual será a primeira.
"Não estamos tratando dos indícios de tortura, isso está sendo investigado em inquérito policial", afirmou o promotor.
Nesta semana foram apreendidos objetos que seriam usados para torturar os adolescentes, como canos de metal e cabos de vassoura. Já foram submetidos a exame de corpo delito 96 jovens.
O Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência ao Menor e à Família do Estado de São Paulo negou ontem as acusações. "Não há tortura, os juízes vão à unidade e fazem teatro", disse o presidente do sindicato, Gilberto Antônio da Silva.
O sindicato divulgou documentos que serão enviados à Febem onde afirmam que 18 funcionários da unidade ficaram feridos com gravidade durante uma rebelião na terça-feira. "Não temos condição de segurança para trabalhar", disse. "Temos boletins que mostram que funcionários estão sendo ameaçados", disse.
O presidente da Febem, Eduardo Roberto Domingues da Silva, disse que não havia recebido os documentos do sindicato e que só se pronunciaria sobre o caso quando conhecesse os documentos.


Texto Anterior: Morte de investigador mobiliza polícia
Próximo Texto: Policial acusado de roubar cocaína depõe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.