São Paulo, domingo, 27 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Número de transplantes feitos no país cresce 24%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O número de transplantes realizados no país cresceu 24% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período de 2008. O aumento foi puxado pelo Estado de São Paulo, onde o número de transplantes quase dobrou, passando de 671 para 988. O Ministério da Saúde registrou 2.099 procedimentos feitos no país.
De acordo com Rosana Nothen, coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, a tendência de crescimento vem desde 2006. "Temos mais gente preparada hoje e o gerenciamento nos Estados amadureceu."
Os transplantes de rim e de fígado foram os procedimentos que tiveram maior crescimento. No entanto, o ministério registrou queda no número de transplantes de coração e pulmão. "São procedimentos mais complexos e os órgãos "duram menos" fora do corpo humano", disse Rosana Nothen.
O ministério vai lançar hoje uma campanha nacional para ampliar a doação de órgãos, orientando as pessoas a dizerem que são doadoras.


Texto Anterior: Número de transplantes feitos no país cresce 24%
Próximo Texto: Aos 110 anos, Pinheiros é referência em treinamento de atletas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.