São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo e Rio estão entre cidades mais poluídas

Conclusão é de relatório da OMS

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

São Paulo e Rio de Janeiro continuam entre as cidades mais poluídas do mundo, indica relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) publicado ontem.
Dos 1.100 locais avaliados pela organização, as duas maiores cidades do país estão entre os 300 piores. A organização internacional avaliou dados gerados pelas próprias cidades - não se trata de um ranking entre elas. No caso brasileiro, a tabela usa dois relatórios anuais, feitos em 2009.
Pelos dados divulgados ontem, o índice médio anual de poeira no Rio, em 2009, atingiu 64 microgramas por metro cúbico. Em São Paulo, no mesmo período, as medições ficaram em 38 microgramas por metro cúbico.
No entanto, como a rede de monitoramento da poluição do ar em São Paulo e no Rio é diferente, a comparação direta das medidas divulgadas ontem pode levar a uma falsa conclusão, diz Paulo Saldiva, médico da USP e especialista em poluição do ar. "A rede automática do Rio [que permite uma coleta de dados no longo prazo] tem quatro estações, e só uma é no centro da cidade", afirma.
Comparando dados apenas das estações centrais das cidades entre 2007 e 2009, a poluição carioca é aproximadamente 30% menor que a de São Paulo, diz o pesquisador. Na prática, as duas cidades estão com níveis de poluição acima dos índices considerados aceitáveis pela OMS -mais do que 20 microgramas de poeira por metro cúbico.


Texto Anterior: Marlene França Ippolito: Atriz que vendeu frutas na feira
Próximo Texto: Center Norte: Grupo que analisará contaminação faz primeira reunião
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.