São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2001

Texto Anterior | Índice

No Vale do Paraíba, 60 pessoas são contaminadas por varíola bovina

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
EDITOR DA FOLHA VALE

ELIANE MENDONÇA
EDITORA-ASSISTENTE DA FOLHA VALE

Um surto de varíola bovina atingiu sete cidades no Vale do Paraíba, contaminando 60 pessoas e 450 animais.
A doença, causada em humanos pelo poxvirus, cria feridas na pele, mas não mata. Em animais, o primeiro caso da doença, que não tem ligação com a varíola humana (erradicada e letal), foi confirmado no dia 18. As infecções podem ser curadas com antibióticos (humanos) e vacinas (bovinos).
Há ocorrências em Guaratinguetá, Cruzeiro, Areias, São José do Barreiro, Cachoeira Paulista, Silveiras e Cunha, todas próximas à divisa com o Rio. Há suspeitas de que a doença tenha chegado ao Vale a partir de um caso em Barra do Piraí (RJ) de 1999. Todos os doentes trabalham em fazendas. Não há registro de transmissão da doença entre humanos.
Segundo a DIR de Taubaté, não ocorria varíola bovina em humanos na região havia pelo menos 25 anos. Até ontem, o Grupo de Defesa Sanitária Animal do governo do Estado havia registrado 450 casos suspeitos entre 2.500 animais.
A médica Maria Silvia Marcondes Salgado Muragake, da DIR de Taubaté, disse que as equipes estão percorrendo as fazendas em busca de novos casos e informado os moradores sobre contágio.


Texto Anterior: Panorâmica - Medicamentos: Lote de Rinosoro é interditado em todo o país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.