São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporais deixam 500 desabrigados no Sul

Ventos fortes e chuva de granizo destelham casas e provocam prejuízos em lavouras no RS e em SC

GUSTAVO HENNEMANN
DA AGÊNCIA FOLHA

Temporais de granizo e enchentes desabrigaram cerca de 500 pessoas e causaram prejuízos em lavouras no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no final de semana. Com a força dos ventos, houve estragos em boa parte dos Estados.
O volume de chuva já soma quase o dobro da média de outubro nas regiões mais atingidas, mas o tempo deverá melhorar hoje, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em Santa Rosa (541 km de Porto Alegre), cerca de 400 pessoas precisaram ser retiradas de suas casas, alagadas pela enchente de riachos que cortam a cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, barcos tiveram de ser usados no resgate. Os desabrigados foram temporariamente instalados em associações de bairros do município.
Em Cerro Largo (547 km de Porto Alegre), uma chuva de granizo destelhou aproximadamente 250 casas, prejudicando cerca de 1.200 pessoas.
Em Santa Cruz do Sul, no centro do Estado, entre 300 e 500 lavouras de fumo tiveram prejuízos com a chuva de granizo, segundo a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil). "Algumas tiveram perdas de 100% e justamente no período mais crítico, quando a planta estava totalmente desenvolvida e nada havia sido colhido", afirma o gerente técnico da associação, Iraldo Backes.
Em Santa Catarina, a chuva intensa fez um riacho transbordar e inundar casas em Zortéa (414 km de Florianópolis). Pelo menos 35 pessoas ficaram desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil do Estado.



Texto Anterior: Segurança: 26 presos fogem de cadeia no interior de SP
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Acidente entre carro e ônibus deixa 4 mortos e 33 feridos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.