São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

MEDICINA

Cirurgião plástico Ivo Pitanguy é internado no Rio

LUIZA BANDEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, 82, foi internado ontem à tarde no hospital Samaritano, em Botafogo (zona sul do Rio), com um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica, comum em idosos. Segundo o hospital, seu estado de saúde é considerado "delicado" e "inspira cuidados". Ele deve ficar internado por ao menos três dias.
Pitanguy passou mal de manhã em sua ilha em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. Ele sentiu falta de ar e foi levado de lancha até o pronto-socorro do município. Foi trazido ao Rio de helicóptero. Pitanguy já havia sentido falta de ar na semana passada e estava sendo medicado.
Internado na unidade coronariana, o cirurgião está lúcido e respira com dificuldade, mas sem o auxílio de aparelhos. É acompanhado por seu médico particular, João Gaspar, e pela diretora da UTI de sua clínica, Rita Azevedo de Paiva. Ele vai passar por uma bateria de exames.
Um dos cirurgiões mais respeitados do mundo, Pitanguy é membro de entidades acadêmicas e culturais, entre elas a ABL (Academia Brasileira de Letras). Já publicou cerca de 800 trabalhos científicos no Brasil e no exterior, além de vários livros.


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Acidente entre carro e ônibus deixa 4 mortos e 33 feridos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.