São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Governo muda proposta para criar megaparque em Bertioga

Decreto permite propriedade privada em parte da área original

DE SÃO PAULO

O governo paulista acatou propostas da prefeitura e de proprietários rurais e alterou o megaparque que vai criar na serra do Mar para permitir a propriedade privada em parte do perímetro original.
A minuta de decreto que cria o Parque Estadual Restinga de Bertioga foi aprovada ontem pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente.
Houve protesto de ambientalistas, mas a ONG WWF-Brasil, que ajudou o governo na proposta inicial, aprovou o desfecho. O projeto original previa área pública de 8.025 hectares, equivalente a 51 Ibirapueras, com desapropriações de terra.
Com as mudanças, o parque ficou maior, com 9.264 hectares, mas livrou outros 1.000 hectares em área de valorização imobiliária e permitiu que parte do plano original (1.440 hectares) fosse convertido em reservas particulares de proteção natural.
O governo também criou uma segunda área de preservação, na região de Itaguaré, com 58 hectares. Uma proposta da Promotoria para incluir parte de São Sebastião não foi aceita pelo governo.
"Tentamos contemplar em partes todas as propostas apresentadas para delimitação da área", diz José Amaral Wagner Neto, diretor executivo da Fundação Florestal.
"A gente tem as joias da coroa garantidas", diz Luciana Simões, coordenadora do Programa Mata Atlântica, da WWF-Brasil. "A Fundação Florestal conseguiu acomodar bem as demandas."
O parque vai permitir conservar um dos últimos remanescentes de restinga do litoral paulista. O ecossistema abriga 117 espécies de aves, cerca de mil tipos de plantas e os deltas dos rios Itaguaré e Guaratuba. Também há muitos mamíferos de grande porte sob risco, como onça-parda, jaguatirica, cateto e queixada.
(JOSÉ BENEDITO DA SILVA)


Texto Anterior: O que fazer em uma enchente
Próximo Texto: Pedra do Baú ganha aval para ser monumento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.