São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bicho livre tem estresse também, afirma biólogo

DO RIO

"Respeito a opinião do Pedro Ynterian, mas, pelo que sei, ele nunca trabalhou em zoológico", afirma o biólogo Anderson Mendes Augusto, gerente de biologia do Zoológico do Rio de Janeiro.
"Os animais sofrem estresse mesmo livres. Precisam defender seu território, se alimentar, fugir dos predadores, enfim, têm uma série de necessidades diárias", afirma Augusto.
"O zoológico não consegue reproduzir exatamente o habitat dos animais, mas tenta se aproximar ao máximo disso. E, como vários animais já não têm seu habitat natural preservado, existem muitas espécies que, se não fossem os zoológicos, estariam extintas", diz o biólogo.
Para ele, os zoos funcionam como espécies de reservas genéticas, pois são os únicos locais onde certos animais em extinção conseguem se reproduzir.
Além disso, diz o biólogo, os zoológicos têm função educativa. "[O zoo] dá chance para as pessoas conhecerem animais de outros continentes sem precisar viajar, por exemplo."
(FÁBIO GRELLET)


Texto Anterior: Entrevista - Pedor Ynterian: Zoológicos são ruins e deveriam ser fechados
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.