São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USIMINAS

Aeroporto terá de passar por análise do Ibama

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O decreto assinado há seis dias pelo presidente Lula regulamentando a lei de proteção da mata atlântica obriga Minas a submeter ao Ibama o projeto do aeroporto que a Usiminas quer erguer nos limites do Parque Estadual do Rio Doce. A área, em Ipatinga (231 km de BH), é considerada a maior floresta tropical do Estado.
"Certamente a lei e o decreto serão acatados. Significa que o empreendimento não poderá ser licenciado, por estar localizado no bioma mata atlântica, sem anuência do governo federal", afirmou o secretário do Meio Ambiente do Estado, José Carlos Carvalho.
A aprovação pelo Ibama pode ser uma dificuldade a mais para a Usiminas. Cientistas e ambientalistas se opõem ao projeto, afirmando que vai prejudicar animais e criar ocupação desordenada na região próxima ao parque.
Embora o conselho consultivo do parque tenha dado aval à Usiminas para levar o projeto adiante com 17 condicionantes, Carvalho disse que a prioridade é achar outro local.
A Usiminas diz que o aeroporto não causará danos ambientais e terá áreas de proteção ao parque.
(PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Educação: Saresp avalia 2,1 milhões de estudantes hoje e amanhã
Próximo Texto: Entre 322 cidades, SP é a 100ª em ranking ambiental
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.