São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Onda de incêndio a carros chega a Ipanema

ENVIADO ESPECIAL AO RIO

No sexto dia de confronto entre traficantes de droga e policiais, a onda incendiária chegou à zona sul do Rio.
Na madrugada de ontem, um carro foi queimado em Ipanema, na rua Farme de Amoedo, a duas quadras do mar e a uma do conjunto de favelas pacificadas do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho.
O dono do Fiat Punto queimado, um psicólogo de 36 anos, havia comprado o carro no dia anterior.
Dois menores de idade, suspeitos de terem provocado o ataque, foram apreendidos pouco tempo depois nas escadarias do Cantagalo.
Segundo a polícia, cumpriam ordens de Paulo César Figueiredo, o Bolão, antigo chefe do tráfico nos morros de Ipanema ocupados pelas unidades pacificadoras.
"Quando estacionei na rua ainda pensei: tomara que não aconteça nada. Fiquei transtornado no início, mas satisfeito por nada ter acontecido com ninguém", disse.

MESAS VAZIAS
Na noite de quinta, em Copacabana, os tradicionais bares da orla estavam repletos de mesas vazias. Os ônibus, comuns àquela hora, não circularam na madrugada. As prostitutas e travestis, comuns àquelas calçadas, também não apareceram.
De manhã, em Ipanema, o movimento de pessoas e de carros era menor do que o de um dia útil. Moradores diziam que ainda esperavam notícias das operações policiais para sair às ruas. À tarde, a agitação era normal.
"É, meu amigo, só resta uma certeza, é preciso acabar com essa tristeza", diz o médico Paulo Vasconcelos.
No elevador panorâmico da favela do Cantagalo, moradores divergiam sobre a ocupação de policiais.
"A violência aqui acabou. Mudou tudo na nossa vida", diz a faxineira Rejane Soares.
"Minha laje agora fica trancada, não posso mais deixar a porta aberta senão roubam tudo", afirma a manicure Jussara dos Santos.
No morro, o clima era de tranquilidade. Muitos moradores subiam com compras. Armados de fuzis, policiais patrulhavam os becos.
Os cariocas que costumam aplaudir o pôr do sol agora esperam que Ipanema volte a ser só felicidade. (VQG)


Texto Anterior: Expectativa: Apreensão predomina na Rocinha
Próximo Texto: Para turistas estrangeiros, Rio continua lindo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.