São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comandante da PM terá invalidez revista

DA SUCURSAL DO RIO

Apesar de a aposentadoria por invalidez do comandante-geral da PM (Polícia Militar) do Rio, coronel Francisco Braz, ter sido publicada ontem no "Diário Oficial" do Estado, a governadora Benedita da Silva (PT) disse que vai rever a questão.
A decisão da governadora é causada pelas suspeitas de que os exames que constataram surdez no comandante seriam falsos. O diagnóstico serviria para que Braz ficasse isento do Imposto de Renda e tivesse um aumento de 20%, direitos adquiridos por quem tira aposentadoria por invalidez na PM. Outros seis oficiais foram beneficiados pela mesma razão.
Divulgado no último dia 17, o resultado do exame foi considerado suspeito depois que o próprio comandante Braz admitiu, em entrevistas, que não é surdo.
Ao ser questionado sobre o caso, Braz disse ser favorável às investigações. "O importante não é acusar nem inocentar, mas trazer a verdade à tona. É preciso ter transparência, que é a marca de nossa administração", afirmou.
O chefe da Polícia Civil, delegado Zaqueu Teixeira, disse que pedirá ao IML (Instituto Médico Legal) que faça novos exames nos oficiais para confirmar se houve fraude. Teixeira anunciou que a Delegacia Fazendária analisará a documentação de todos os funcionários estaduais que se aposentaram por invalidez nos últimos cinco anos, para tentar descobrir eventuais irregularidades.
O corregedor de Polícia Unificada, Aldney Peixoto, determinou a abertura de sindicância para apurar possíveis fraudes.
Embora admita não ser surdo, Braz disse que tem deficiências auditivas. Segundo ele, o problema começou depois que trabalhou como instrutor de tiros na PM e se agravou em julho, na chegada dos jogadores da seleção brasileira ao Rio. Braz afirmou que ficou exposto ao som dos trios elétricos que transportaram os atletas.


Texto Anterior: Na PM, 61% são pretos ou pardos
Próximo Texto: Vigilância: Câmeras vigiam as ruas de Praia Grande
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.