São Paulo, quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas estaduais, mortes superam as do Carnaval

CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Acidentes de trânsito mataram 44 pessoas nas estradas de São Paulo durante os quatro dias de feriado prolongado do Natal. A média de 11 mortes por dia supera a do Carnaval, que registrou 42 vítimas e a do Natal de 2006 -quando foram 30 mortes em três dias.
Apesar de mais longo, o feriado deste ano teve 2,8% menos acidentes: 1.175 contra 1.209 em 2006. As ocorrências, no entanto, foram mais violentas e, além do crescimento do número de mortes, os feridos subiram de 686 para 770.
Para o tenente Cláudio Rogério Ceoloni, do comando da Polícia Rodoviária Estadual, a imprudência do motorista foi o maior problema. "Qualquer análise dos acidentes chega a esta conclusão", afirma. Um exemplo são as colisão frontais. Foram 11 batidas de frente, causando 16 mortes, todas em ultrapassagens proibidas.
Outro dado que mostra imprudência é o aumento dos flagrantes de embriaguez de 15 no ano passado para 36 em 2007. O motorista que estiver alcoolizado é multado, tem os documentos apreendidos e pode ser detido de 6 meses a 3 anos.
A Secretaria de Estado dos Transportes não fala em aumento do número de vítimas. Segundo a assessoria, uma conta que segue padrões internacionais e leva em conta total de dias do feriado e o aumento da frota aponta redução de 22,7% no "índice de vítimas fatais".


Texto Anterior: Polícia culpa motoristas por mortes recordes em rodovias
Próximo Texto: 7 pessoas morrem em acidente com 2 carros em Caçapava
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.