São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Região serrana tem 99 suspeitas de leptospirose

FELIPE CARUSO
GABRIELA CANSECO
DO RIO

Duas semanas após a tragédia das chuvas na região serrana do Rio, há 99 casos de suspeita de leptospirose e seis confirmados nas cidades atingidas.
Em Teresópolis, foi constatada a doença em um menino de 12 anos -que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está em tratamento e passa bem. Outras 55 pessoas que apresentaram sintomas -como febre alta e súbita e dores no corpo- estão sob análise.
Em Nova Friburgo, cinco casos foram confirmados, sendo dois detectados antes das enchentes causadas pela chuvas do dia 12. Há 44 casos sob investigação. Mesmo sem a confirmação, seis pessoas foram internadas para tratamento com antibióticos.
Segundo a secretária de Saúde de Nova Friburgo, Jamila Calil Ribeiro, as ocorrências não apresentam gravidade.
Petrópolis ainda não registrou suspeita.
A leptospirose é causada por uma bactéria transmitida pela urina de ratos. Quando há enchentes, é grande a quantidade de casos, pois a população acaba tendo contato com água contaminada.
O número de mortos nas cidades atingidas subiu para 840, segundo balanço divulgado ontem.
São 406 mortes em Nova Friburgo, 341 em Teresópolis, 67 em Petrópolis, 21 em Sumidouro, 4 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.
O número de desaparecidos chegou a 518.


Texto Anterior: Grande volume de doações cria colapso na Cruz Vermelha
Próximo Texto: Sem dar prazo, Dilma e empresas prometem 8.000 moradias no RJ
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.