São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola não irá expulsar aluno que levou arma

Garoto exibiu arma a colegas do colégio no Itaim Bibi

LAURA CAPRIGLIONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Orientação, coordenação, direção e o conselho de professores decidiram ontem pela não expulsão do aluno de 14 anos que levou para dentro da Escola Nossa Senhora das Graças, no Itaim Bibi (zona sul de SP), o revólver calibre 38 do pai, e o exibiu para cinco colegas. A decisão foi comunicada por e-mail ontem, 14 dias após o episódio, para os pais dos alunos.
Segundo o texto, a decisão terá como decorrência "a ampla discussão [em todas as séries] sobre valores, violência, autorresponsabilização e resolução de conflitos". "Os pais serão chamados a participar dessas discussões", diz o comunicado.
A escola, conhecida por "Gracinha", tem cerca de 1.100 alunos. A mensalidade é de R$ 1.600. Os pais estavam divididos desde que se tornou pública a traquinagem do menino.
Dois times se formaram: um que defendia a expulsão imediata (se isso não ocorresse, ameaçava, promoveria uma debandada de alunos). Outro grupo defendia a permanência dele. Uma mãe qualificou como "grave o que ele fez", mas distinguiu a motivação: "Ele não levou a arma para ameaçar ninguém, mas, sim, para se exibir".
Na quinta-feira, mais um episódio envolvendo arma de fogo aconteceu na escola municipal Geraldo Sesso Júnior, na Vila Brasilândia (zona norte de SP). Um menino também de 14 anos levou à escola um revólver do tio, que disparou e feriu no joelho uma colega. Neste caso, testemunhas dizem também não ter havido intenção de agredir, apenas de se exibir. Ele foi levado para a Fundação Casa (antiga Febem), após nove horas no 45º DP. A escola não se pronunciou sobre como tratará no âmbito pedagógico a questão da violência e da arma.


Texto Anterior: Guia da Folha: Confira as alterações nos horários de cinemas
Próximo Texto: Belo Horizonte: Ladrões mantém reféns por 3h supermercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.