São Paulo, domingo, 28 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola não pode ter só futebol, diz conselho

DA REPORTAGEM LOCAL

O Conselho Federal de Educação Física defende que os colégios insiram atividades de "fitness" nas aulas de educação física, incluindo a musculação.
"Perde-se muito quando a escola só tem futebol", diz Walfrido Amaral, um dos coordenadores da entidade. "O objetivo da educação física é tornar o aluno dependente da atividade física, criar hábitos saudáveis de vida. Se o aluno não gosta de futebol e a escola só tem futebol, é provável que ele passe a odiar as atividades físicas para o resto da vida. Quanto mais atividades, melhor."
Médicos dizem que o segredo para uma vida saudável se divide entre alimentação equilibrada, boas horas de sono e exercícios. O sedentarismo pode levar à obesidade, que, por sua vez, origina uma série de doenças, como diabetes e hipertensão.
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha por encomenda de 11 colégios particulares de São Paulo e divulgada na semana passada mostrou que, dos 1.500 ex-alunos entrevistados, 35% disseram que não faziam atividade física regularmente.
Para o coordenador do Conselho de Educação Física, acaba-se quase sempre recorrendo ao futebol porque escola e família ainda não se conscientizaram da importância da educação física. "Se você tira a matemática da grade curricular, os pais reclamam. E com razão. Mas, se tira a educação física, ninguém diz nada. É uma questão de mentalidade. Pode haver futebol, mas não exclusivamente futebol."

Campeão nacional
O esgrimista Athos Shwantes, 25 anos e número um no ranking brasileiro de espada, também gostaria que as escolas acabassem com o monopólio dos esportes de quadra:
"Aqueles que não gostam, têm menos coordenação [motora], são gordinhos, são magrinhos, são altos, são baixos ou usam óculos são sempre colocados de lado. A educação física ainda é bastante excludente".
Athos cursa educação física na universidade. No trabalho de conclusão de curso, pretende mostrar que é possível incluir a esgrima nos colégios. "O importante é apresentar as atividades às crianças, do frescobol às brincadeiras, dos esportes olímpicos à musculação."
Segundo o Conselho Federal de Educação Física, é mito a ideia de que a musculação não deve ser praticada por adolescentes. A atividade, no entanto, precisa ser acompanhada por um professor e as cargas devem estar ajustadas à idade. (RICARDO WESTIN)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: O paraíso do primeiro emprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.