São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão lista 70 ruas para revitalização

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos 70 ruas da cidade já foram identificadas como passíveis de ser revitalizadas, segundo a comissão que integra o programa de ruas comerciais de São Paulo. Segundo Felippe Naufel, que coordena esse programa, a rua João Cachoeira, no Itaim, já teve seus trabalhos concluídos e está servindo de modelo.
A rua 25 de Março já está em fase de planejamento e a rua Joaquim Floriano, no Itaim, está em vias de ter o convênio assinado. "A São Caetano será a próxima", diz André Monteiro, presidente da associação dos lojistas da rua.
Na ponta sul desse corredor, está o Brás, que tem uma população moradora que não passa de 25 mil pessoas. "Mas o número de compradores e trabalhadores chega a 500 mil durante o dia", diz Walter Zucolin, presidente da associação dos comerciantes do Brás. Segundo ele, só a rua Oriente - "que exporta jeans para o mundo todo, inclusive para Nova York"- recebe 200 mil pessoas por dia. O Brás tem hoje uma predominância de árabes (cerca de 60%, segundo Zucolin), mas vem crescendo a população de coreanos, nordestinos e portugueses.
A prefeita Marta disse que a revitalização das ruas faz parte de uma política de não restringir as lojas e cinemas apenas aos shoppings. "O coração de uma cidade é o centro, onde está o movimento de pessoas e de carros. Ninguém vai achar que a Berrini é o centro da cidade. E nós queremos a participação dos hotéis e centros culturais nesse projeto de valorizar as ruas", disse. (AB)


Texto Anterior: Urbanismo: Reforma da rua São Caetano prevê integração com corredor cultural
Próximo Texto: Panorâmica - Saneamento: Governo anuncia a liberação de R$ 400 milhões para tratar água e esgoto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.