São Paulo, sábado, 28 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva atrasa vôos e provoca pior trânsito desde agosto

DA FOLHA ONLINE

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou ontem, às 9h30, 166 km de trânsito lento, enquanto a média para o horário é de 94 km. O congestionamento foi o maior desde 15 de agosto de 2006, quando haviam sido registrados 188 km de lentidão -causada por uma greve do metrô.
Os motivos para o nó na cidade ontem foram a chuva e a saída do motorista para o feriado prolongado de 1º de Maio.
Às 16h, a lentidão já alcançava 101 km, segundo a CET. O índice é mais que o dobro da média (de 48 km) para aquele horário. Às 19h20, o registro era de 159 km de lentidão, contra 148 km de média.

Aeroportos
Os aeroportos registraram ontem, véspera do feriado prolongado, atrasos superiores a uma hora em 31,8% dos vôos até as 18h, segundo a Infraero. Dos 1.369 vôos programados, 436 atrasaram e 37 (2,7%) foram cancelados.
O aeroporto mais afetado foi o de Cumbica (Grande SP), onde 45,2% (70) dos 155 vôos programados registraram atrasos e 2,6% foram cancelados.
No aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), dos 241 vôos previstos, 85 (35,3%) atrasaram e 2 (0,8%) foram cancelados. A chuva provocou o fechamento de Congonhas das 6h29 às 7h14. O Santos Dumont, no Rio, também fechou devido à chuva.
Segundo informações da Aeronáutica, além da chuva, os atrasos nos aeroportos de São Paulo foram motivados pelo aumento de fluxo de véspera de feriado e ao controle de operações de decolagem em Cumbica, onde há uma obra em pista de taxiamento de aviões.
Essa obra fez com que aviões que acabaram de pousar precisassem voltar pela mesma pista, impedindo seu uso por outros aviões. Isso teria causado um grande acúmulo de decolagens pela manhã, o que repercutiu durante todo o dia e afetou outros aeroportos.


Com colaboração para a Folha e Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Trânsito: Rodízio é suspenso em SP na segunda e na terça-feira
Próximo Texto: Homens armados interrogam aluno dentro de faculdade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.