São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Denúncia aponta três erros de controlador

Para procurador, operador denunciado por crime intencional se absteve de corrigir a altitude do Legacy

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Em pouco mais de 20 minutos, o sargento Jomarcelo Fernandes dos Santos, controlador de vôo do Cindacta-1, em Brasília, cometeu, segundo o Ministério Público Federal, três erros que contribuíram para o maior acidente aéreo do país.
Quatro controladores de vôo do Cindacta-1 foram denunciados na sexta-feira pela Procuradoria por responsabilidade no desastre. Os dois pilotos americanos do jato Legacy, que se chocou com o Boeing, também foram denunciados por expor aeronave a perigo.
Único denunciado por crime doloso (com intenção), Santos é acusado de abster-se de corrigir a altitude do jato Legacy "quando soube, ou deveria saber" que ela era incompatível com o plano de vôo.
O primeiro erro ocorreu às 18h55, quando o Legacy entrou na aerovia sentido Brasília-Manaus a 37 mil pés de altitude -deveria estar a 36 mil. A informação foi visualizada pelo controlador, segundo a denúncia, e, mesmo assim, o vôo não foi corrigido.
Pouco depois, às 19h01, os pilotos do jato, Joe Lepore e Jan Paul Paladino, decidiram testar os sistemas de equipamentos da aeronave e desativaram -acidentalmente, segundo o MPF-o transponder (equipamento anticolisão).
Conforme a denúncia, o equívoco foi percebido pelos pilotos quando já era tarde, mas Santos sabia do problema.
No segundo erro, a atitude do controlador é comparada à omissão de um "guarda de trânsito que visse um ônibus trafegando pela contramão de uma rodovia, à noite, com os faróis apagados, e nada fizesse".
O terceiro erro apontado ocorreu às 19h17, quando Santos passou o posto ao sargento Lucivando Tibúrcio de Alencar "e lhe forneceu, dolosamente, falsa informação sobre o nível de cruzeiro" do Legacy.
O advogado Normando Augusto Cavalcanti, da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo, afirmou que terá um encontro hoje com os controladores e que, só então, irá se manifestar sobre a denúncia. A Folha tenta entrevistas os controladores denunciados desde sexta-feira


Texto Anterior: O programa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.