São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direito da USP tira homenagem a ex-alunos em salas

Protestos levaram à decisão de retirar nomes de banqueiro e advogado de salas custeadas por suas famílias

MÁRCIO PINHO
DE SÃO PAULO

Após protestos de alunos e professores, a Faculdade de Direito da USP retirou o nome dado a duas salas -em homenagem ao banqueiro Pedro Conde (1922-2003) e ao advogado Pinheiro Neto (1917-2005).
As famílias dos homenageados, ambos ex-alunos, patrocinaram os espaços com mais de R$ 2 milhões.
O batismo foi aprovado pela congregação (órgão que reúne diretor, professores, alunos e funcionários), mas se tornou polêmico por quebrar a tradição de homenagear ex-professores.
A congregação alega que não tinha conhecimento de um contrato firmado entre o ex-diretor da faculdade e atual reitor da USP, João Grandino Rodas, e a família Conde, permitindo uma doação condicionada à honraria.
Rodas nega irregularidade. Diz que se tratou de uma carta de intenções. Ainda segundo o reitor, isso foi de conhecimento do Centro Acadêmico XI de Agosto.
O diretor Antonio Magalhães Filho, que tem se oposto a Rodas em algumas questões, e representantes de alunos afirmam que não são contra investimentos privados, desde que feitos de forma regulamentada.
Pedro Conde Filho afirmou que só se pronunciará sobre o caso envolvendo o nome do pai após ser notificado pela faculdade. O escritório de advocacia Pinheiro Neto diz que não pretende retirar a doação porque ela não previa contrapartida.
Ontem, na reunião da congregação, não foi discutida a possibilidade de reembolso.

BIBLIOTECA
Na reunião, Magalhães Filho propôs renúncia, mas desistiu. O diretor também tem de resolver o problema da nova biblioteca, ainda não inaugurada.
Rodas havia transferido para lá cerca de 180 mil livros do prédio histórico. A Justiça determinou a volta dos volumes, mas cerca de metade deles continua encaixotada.


Texto Anterior: Instituto afirma que fabricará vacinas em 2011
Próximo Texto: Barbara Gancia: Baixa a bola, Dunga!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.