São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Empresa, do grupo Votorantim, será autuada por acidente em Alumínio

Soda cáustica vaza e atinge rio em SP

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

A Cetesb (agência ambiental paulista) vai autuar a empresa CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), pertencente ao grupo Votorantim, pelo vazamento em um de seus tanques de uma solução que continha soda cáustica.
A substância atingiu um rio e dois córregos na região de Sorocaba (100 km de São Paulo).
De acordo com a gerente regional da agência em Sorocaba, Fabíola Ribeiro, aproximadamente 900 mil litros da substância vazaram no domingo de um reservatório da empresa, que tem sede no município de Alumínio (72 km de São Paulo).
Com o vazamento, as águas de um rio e de dois córregos ganharam uma tonalidade avermelhada, em razão da presença de argila no reservatório da empresa, conforme relato de Ribeiro.

Mortandade
"Não houve registro de mortandade de peixes e, até agora, não foi constatado nenhum prejuízo para os habitantes da região, mas a empresa será autuada por danos ambientais", declarou a gerente regional da Cetesb.
Por meio de nota, a assessoria da CBA informou que um problema registrado em uma tubulação do sistema gerou o vazamento, "controlado rapidamente".
Até o fechamento desta edição, as águas do córrego do Varjão, do córrego do Bugre e do rio Pirajibu -afluente do rio Sorocaba-, atingidas pela solução, continuavam sendo monitoradas pelos técnicos da Cetesb.
O nível de pH das águas (que mede o grau de acidez) já havia voltado à sua normalidade na tarde de ontem, segundo a Cetesb.


Texto Anterior: Clima: Campos do Jordão terá frio intenso até sábado
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.