São Paulo, sábado, 28 de julho de 2007

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TRAGÉDIA EM CONGONHAS

Especialistas acham difícil nova área para aeroporto

O presidente Lula deu 90 dias de prazo para que se encontre um local para a construção do novo aeroporto de São Paulo. Especialistas reunidos em debate promovido pela Folha na última quinta-feira foram unânimes: seria ótimo encontrar esse local, mas as exigências técnicas de um aeroporto de grande porte tornam a tarefa, que aliás vem sendo tentada há mais de 15 anos, muito difícil.
"Para mim, a prioridade é ampliar Guarulhos", disse Anderson Ribeiro Correia, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo. Além dele, participaram Adyr da Silva, da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial e ex-presidente da Infraero entre 1995 e 1998, Alberto Goldman, vice-governador e secretário de Desenvolvimento de São Paulo, e Adalberto Febeliano Costa, engenheiro aeronáutico e vice-presidente da Associação Brasileira de Aviação Civil. A mediação foi do colunista da Folha Gilberto Dimenstein.


NA INTERNET - Veja o debate na Folha Online www.folha.com.br/072081


SÃO PAULO PRECISA DE UM NOVO AEROPORTO?
Alberto Goldman
Em algum momento certamente vamos precisar de um terceiro aeroporto na região metropolitana, mas essa é uma questão que tem de ser encaminhada paralelamente com o enfrentamento de questões de curto e médio prazo. Até porque a definição de uma área para um novo aeroporto não é uma questão trivial. Exige o encontro de uma série de condições. Não consigo imaginar como é que no prazo de 90 dias, agora reduzido em uma semana, dado pelo presidente da República, nós possamos ter a definição de um sítio para um terceiro aeroporto. Não é fácil.

Adyr da Silva
Não sou contra um novo aeroporto. Mas eu gostaria de dizer que estamos há 15 anos debatendo essa história. Precisaríamos de uma área com um mínimo de 5 a 6 km de comprimento, por 2 a 3 km de largura. Essa área custaria bilhões de reais e com uma fração disso faríamos a expansão de todos os aeroportos disponíveis.

Anderson Correia
Não se pode perder as expectativas, mas encontrar outro sítio em São Paulo não é fácil. As áreas já estão ocupadas. Eu entendo que a prioridade deve ser dada para Guarulhos, que já possui a viabilidade para a terceira pista, desde que sejam desapropriadas as áreas, já tem plano diretor desde 1981.
Sou favorável a um novo aeroporto desde que seja possível encontrar um sítio para um aeroporto do porte de Congonhas numa região a 50 km dele.

Adalberto Costa
Por mais difícil que seja a identificação de sítios aeroportuários, é absolutamente indispensável que se busque essa área. Os EUA têm mais de 600 milhões de passageiros por ano em uma população de 200 e poucos milhões. Isso significa que um americano médio viaja três vezes por ano de avião. No Brasil, temos 180 milhões de habitantes, com 40 milhões de passageiros por ano. O brasileiro médio demora quatro anos para fazer uma viagem de avião.

CONGONHAS
Alberto Goldman
Tem de reduzir o número de vôos e de passageiros. Em três anos, se passou de 12 ou 13 milhões de passageiros/ano para 18,5 milhões, um crescimento médio de 13, 14%. Tem de diminuir o peso em Congonhas, transferir parte para Guarulhos, outra para Viracopos e, à medida que se reformule essas linhas, usar outros aeroportos, como Marte, Jundiaí, que mediante investimento, podem atender algum tipo de aviação.

Adyr da Silva
Congonhas chegou a quase 20 milhões de passageiros por ano e sua capacidade é entre 12 e 14 milhões. Ou seja, Congonhas tem de retroceder. Quero lembrar que a liberalização do mercado não pode suplantar a infra-estrutura.

Anderson Correia
A solução para SP hoje, infelizmente, é demanda reprimida. O passageiro hoje que precisar do transporte aéreo não vai encontrar da forma que ele precisa e provavelmente haverá uma redução de demanda por falta de capacidade.

Adalberto Costa
Não dá para pensar muito em reduzir o tráfego de Congonhas. Não tem onde colocar os novos passageiros. Uma coisa banal, que é limitar o peso das aeronaves em Congonhas a 50 toneladas, significa impedir a operação do Airbus-A320 e do Boeing-737/ 800. Significa sair de um avião com 180 lugares para um de 140. O jeito é aumentar o número de operações por hora. Congonhas já chegou a operar com 62 operações por hora. Vinha operando com 48 e mais recentemente houve a determinação de que sejam 40.

CUMBICA
Alberto Goldman
É urgente enfrentar o crescimento da oferta no aeroporto de Guarulhos, onde nós estamos quase chegando ao limite. O terceiro terminal já deveria estar pronto. Já deveria estar quase pronta a terceira pista.

Adyr da Silva
Guarulhos tem 16 milhões de passageiros/ano. Se se completarem as obras necessárias, pode processar até 45 milhões de passageiros por ano. Ou seja, Guarulhos está a um terço da sua potencialidade.

Anderson Correia
A população tem de entender que a única opção para São Paulo é Guarulhos. Você precisa da terceira pista, nem que tenha de desapropriar, tenha de comprar área, tenha de enfrentar chiadeira. Eu não quero desanimar, mas a Infraero está muito atrasada. Em 1997 já havia planos para a construção do terceiro terminal ao custo de 400 milhões, com parceria privada e foi engavetado. Estamos 10 anos atrasados.

Adalberto Costa
Guarulhos infelizmente já está totalmente cercado pela cidade. Já não tem mais possibilidade de expansão do sítio.

VIRACOPOS
Alberto Goldman
Como é que faz com o problema do acesso a Viracopos? Há 1,5 mês, conversei com o pessoal da Infraero. Eles me responderam: "Ora, a gente usa o trem." Eu respondi: "Que trem?" E tive de ouvir: "O trem que o governo de São Paulo vai construir". Só que eles não combinaram com o governo.

Adyr da Silva
Viracopos pode se transformar no grande aeroporto de São Paulo, desde que sejam atendidas suas necessidades de desenvolvimento. O sítio, o ambiente, a área patrimonial e as possíveis expansões que já estão no seu planejamento dizem que Viracopos deverá ter seu esgotamento entre 60 e 100 milhões de passageiros/ano. Ora Viracopos ainda não chegou a 1 milhão. A ligação rápida de São Paulo a Viracopos não é uma idéia de hoje. Foi pensada. Estava prevista para o canteiro central da rodovia dos Bandeirantes. Se comporta entre 60 e 100 milhões de passageiros por ano, como não usá-lo?

Anderson Correia
Quais países têm aeroporto numa grande cidade que esteja tão longe quanto Viracopos? Madri, com um que está a 160 km, mas com uma linha de trem rápido que chega a 300 km por hora. E Narita, no Japão, também com trem de altíssima velocidade. Pensar que Viracopos seria uma alternativa para São Paulo, acho inviável. Se Guarulhos já está extremamente longe da zona sul, que dirá Viracopos.

Adalberto Costa
Querer mudar o aeroporto de São Paulo para Viracopos significa que o vôo para Salvador vai ter de ir para Viracopos. Quantas pessoas estariam dispostas a pegar uma condução para chegar a Viracopos e só então ir a Salvador?


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