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Justiça suspende pedágio no Rodoanel
Decisão foi tomada na sexta-feira e proíbe cobrança da tarifa no trecho oeste da rodovia; ainda cabe recurso da decisão
Segundo o Tribunal de Justiça, o pedágio deve ser suspenso a partir da data de publicação
da sentença, o que deve acontecer ainda nesta semana
DA FOLHA ONLINE
A Justiça de São Paulo determinou a proibição da cobrança
de pedágio nas 13 praças do trecho oeste do Rodoanel Mário
Covas, em São Paulo.
Em sua decisão, o juiz Rômolo Russo Júnior, da 5ª Vara da
Fazenda Pública de São Paulo,
considerou ilegal a cobrança do
tributo em uma distância inferior a 35 km de raio do marco
zero de São Paulo.
De acordo com o Tribunal de
Justiça de São Paulo, o pedágio
deve ser suspenso a partir da
publicação da sentença -o que
deve ocorrer ainda nesta semana. A decisão foi tomada na última sexta-feira e ainda cabe
recurso.
Outra vez
Esta não é a primeira vez que
a Justiça determina a suspensão da cobrança de pedágio na
rodovia. No início deste ano, o
mesmo juiz determinou a suspensão da tarifa, mas a liminar
(decisão provisória) foi suspensa pouco depois.
No início do mês, as tarifas de
pedágio das rodovias concedidas do Estado sofreram reajustes, sendo que o maior aumento ocorreu nas praças de cobrança do Rodoanel. Na ocasião, o preço saltou de R$ 1,20
para R$ 1,30 -um aumento de
8,33%.
Nas estradas concedidas no
final dos anos 90, no governo
Mário Covas (PSDB), a correção foi baseada no IGP-M (índice de inflação da Fundação
Getulio Vargas) dos últimos 12
meses -que totalizou 3,64%.
Nas rodovias recém repassadas à iniciativa privada pela
gestão José Serra (PSDB), a base de reajuste é a variação do
IPCA (índice do IBGE usado
como referência de metas de
governo), que totalizou 5,19%.
A reportagem não conseguiu
contato por telefone com a
CCR (concessionária que administra o Rodoanel) sobre a
decisão.
A tarifa de pedágio no Rodoanel é paga nas saídas da alça de
32 km. O trecho oeste da rodovia foi inaugurado em 2002 e liga a av. Raimundo Pereira de
Magalhães à Régis Bittencourt.
Apesar de haver 13 praças, os
motoristas, na prática, pagam
somente uma vez por viagem. O
tráfego médio é de 145 mil veículos por dia.
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