São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP promete luz na marginal até setembro

Governo afirma que vai implantar nova iluminação e deve assinar termo para regularizar sinalização da via

Ampliação das pistas foi entregue pelo Estado em março, mas antiga iluminação acabou removida durante obras

Adriano Vizoni/Folhapress
Trecho da marginal sem luz próximo à ponte da Casa Verde; via ficou às escuras porque antiga iluminação foi removida para as obras nas pistas

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

O governo de São Paulo promete implantar a nova iluminação da marginal Tietê antes do final de setembro e deverá assinar um termo de ajustamento de conduta para regularizar a sinalização dessa via até 31 de agosto.
O prazo para instalar os postes de luz foi fixado pelo secretário dos Transportes, Mauro Arce, após reunião na última sexta com as empresas contratadas para realizar os serviços do Cebolão, na região oeste, ao viaduto Imigrante Nordestino, na leste.
Já a data para concluir a instalação de placas, sob pena de multa diária, foi acertada pela Dersa (ligada ao governo estadual) ontem em encontro com a Promotoria de Habitação e Urbanismo, que investiga a falta de sinalização em vias de São Paulo.
A ampliação das pistas da marginal Tietê foi entregue pelo Estado no final de março, mas a via ficou às escuras desde então porque a antiga iluminação acabou removida no decorrer das obras.
Aliada à precariedade da sinalização, que também não foi instalada, a falta de luz à noite motivou críticas de técnicos pelo risco de acidentes.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse ontem ter cumprido seu acordo com a promotora Maria Amélia Nardy Pereira para implantar até hoje placas emergenciais sinalizando a queda de velocidade para 50 km/h nos trechos em obras.
O órgão recebeu a recomendação de retirar a cobertura de placas que indicam a proibição futura do tráfego de motos na pista expressa.
De acordo com Arce, vão ser colocados a partir do mês que vem 5.000 postes de luz distribuídos em 23 km das pistas expressa, central e local. As lâmpadas serão de vapor de sódio -que iluminam e duram mais do que as que são de mercúrio.
As empresas contratadas (num total de R$ 58,5 milhões) iniciaram nas últimas semanas os trabalhos subterrâneos para a iluminação.
A Folha apurou que, antes do encontro com Arce, ao menos parte delas esperava terminar os serviços somente em outubro, depois do primeiro turno das eleições.
O que ficará pronto no final de setembro abrange 90% de toda a iluminação da marginal Tietê, diz Arce. O restante ficará pendente para os dois meses seguintes.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Foco: Noivo que fugiu "para pescar" remarca data do casamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.