São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem sobe em torre de energia e provoca blecaute em 9 bairros

Eletropaulo interrompeu o fornecimento para que bombeiros fizessem o resgate

DA REPORTAGEM LOCAL

O resgate de um homem que subiu em uma torre de transmissão da Eletropaulo provocou ontem um blecaute em nove bairros das zonas oeste, centro e norte de São Paulo.
Em parte dos bairros, o fornecimento foi retomado após sete minutos, mas os demais ficaram mais de duas horas sem energia. Cerca de 55 mil pontos de abastecimento -entre casas, prédios, escolas e hospitais- foram atingidos.
A Eletropaulo interrompeu o fornecimento às 17h16, a pedido do Corpo de Bombeiros, que foi acionado para resgatar um homem que tinha escalado uma torre na Barra Funda. O homem, que se identificou como Josué Lopes, 36, de acordo com os bombeiros, ameaçava se matar. Natural de Alagoas, ele reclamava de dificuldades para se manter em São Paulo.
Foram desligadas, segundo a Eletropaulo, duas linhas de subtransmissão com tensão de 88 mil volts. Elas abastecem cerca de 140 mil pontos nos bairros de Perdizes, Água Branca, Barra Funda/Santa Cecília, Bom Retiro, Santana, Limão, Anhembi, Lapa e Pacaembu.
Às 17h23, segundo a distribuidora, foi restabelecido o fornecimento em 60% (85 mil pontos) da área atingida.
Os bairros de Perdizes, Água Branca, Barra Funda/Santa Cecília e Pacaembu, entretanto, continuaram sem energia até o resgate do homem e a conclusão dos procedimentos dos funcionários da concessionária para restabelecer o fornecimento, ocorrida às 19h21.
Em Santa Cecília, pelo menos uma mulher ficou presa no elevador e foi retirada com a ajuda dos funcionários do prédio. Os motores dos elevadores foram desligados para evitar que ela fosse ferida com a eventual volta repentina da energia.
Os bombeiros encaminharam Lopes à Santa Casa para observação, mas ele não estava ferido. A polícia disse que ele aparenta ter problemas mentais, mas, mesmo assim, iria analisar seus antecedentes criminais antes de liberá-lo. Até a conclusão desta edição ele continuava em observação.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que o corte no fornecimento de energia teve reflexo no trânsito em pontos isolados, mas não provocou aumento da lentidão no resto da cidade. Semáforos ficaram apagados, o que fez com que os motoristas se organizassem por conta própria. Os trólebus pararam.


Texto Anterior: Preso, rapaz confessa 2 mortes e 2 estupros
Próximo Texto: Estudo aponta elo entre incenso e câncer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.