São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Complexo do Alemão tem tráfico novamente

Mica, chefe da venda de drogas na Vila Cruzeiro, voltou à favela, diz PM

Comunidades da Penha e do Alemão ainda estão ocupados pelo Exército, que diz desconhecer a presença de bandidos

DIANA BRITO
MARCO ANTÔNIO MARTINS

DO RIO

Ao menos um chefe do tráfico de drogas dos complexos do Alemão e da Penha voltou às comunidades da zona norte do Rio, apesar da ocupação continuada do Exército.
Segundo a Polícia Militar, Paulo Roberto de Souza Paz, o Mica ou MK, tem circulado nas favelas, ameaçado moradores e até saído para festas. Ele coordena a venda de drogas no local. O Exército diz desconhecer a informação.
"Eles [os traficantes] não passariam pelas nossas blitze", disse o major Marcus Vinícius Bouças, chefe da Comunicação Social da Força de Pacificação, que ocupa as comunidades desde novembro.
A presença de Mica no complexo, no entanto, é confirmada por policiais.
Em 21 de julho, um caminhão de cerveja foi roubado em um dos acessos à favela Parque Arará, em Bonsucesso (zona norte). PMs dizem que a carga foi usada no aniversário de Fabiano Atanázio, o FB. Policiais garantem que Mica esteve na comemoração.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame admite que o "tráfico vai existir porque há consumidor", mas garante que a data para a implantação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) está mantido: 31 de outubro.
A secretaria vai distribuir 2.000 homens em oito postos no Alemão e na Vila Cruzeiro. Será o maior efetivo entre as UPPs já implantadas.

'FORMIGUINHA'
Em janeiro, a Folha antecipou a informação de que os chefes do tráfico pretendiam voltar às favelas. Antes da ocupação, Mica morava no alto de um dos morros, de onde monitorava o movimento de carros e de pessoas.
Segundo o Exército, neste ano ocorreram três homicídios nos complexos. Levantamento feito em delegacias, porém, mostra que foram registrados 12 homicídios.
O Exército fez mais de 70 detenções de suspeitos de ligação com o tráfico. Sete pessoas foram presas, acusadas de traficar no sistema "formiguinha" -o tráfico discreto.


Texto Anterior: Diretores e policiais foram processados
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.