São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura dá ultimato a Center Norte

Se não acabar com concentração de gás até sexta, shopping será interditado; Lar Center e Carrefour estão sob risco

Centro de compras também levou multa de R$ 2 milhões; direção diz que está resolvendo problema com metano

Almeida Rocha/Folhapress
Movimento de consumidores no shopping ontem

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo deu um prazo de 72 horas, contadas a partir da manhã de ontem, para o Center Norte cumprir as exigências técnicas da Cetesb (agência ambiental paulista) sob pena de fechar as portas do shopping.
Além do centro comercial, poderão ser interditados pela prefeitura os vizinhos Lar Center (shopping de móveis do mesmo grupo comercial) e Carrefour (hipermercado), que aluga parte do terreno.
Os três empreendimentos da zona norte paulistana foram construídos sobre um antigo lixão, onde há atualmente altas concentrações do gás inflamável metano. Para a Cetesb, há risco de explosões.
Além de dar o ultimato, a prefeitura multou ontem o Center Norte em R$ 2 milhões.
A punição, diz o poder público, é pelo fato de até agora não existir um plano eficiente que dê conta de acabar com os riscos de acidentes.
O shopping disse ontem, por meio de nota, que tomará medidas "legais e administrativas" para evitar a interdição. Afirmou ainda que tem tomado todas as medidas a fim de garantir a segurança dos frequentadores -aproximadamente 100 mil por dia.

INSUFICIENTE
Os planos apresentados oficialmente aos órgãos públicos, porém, vêm sendo sistematicamente rechaçados.
O aval técnico que definirá se os locais serão ou não interditados caberá à Cetesb, de acordo com a prefeitura. A agência ambiental afirma que o shopping instalou até agora apenas um dreno para captar o gás metano.
O sistema em funcionamento, segundo a Cetesb, dá conta de uma parte muito pequena da região -mitiga o problema equivalente a apenas uma loja do shopping, que dispõe de 331 delas.
Seriam necessárias, portanto, centenas de máquinas como a que já está em funcionamento para abranger todo o terreno com problema, dizem os técnicos da Cetesb.


Próximo Texto: Outro lado: Shopping diz que tomará medidas legais para manter portas abertas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.