São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

Dois dos sete fugitivos de presídio em Ponta Grossa morreram durante perseguição; motim durou 12 horas

Fuga causa rebelião de presos e termina com 2 mortos no PR

FERNANDA KRAKOVICS
DA AGÊNCIA FOLHA

A fuga de sete presos da Casa de Detenção Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa (PR), na madrugada de ontem, provocou uma rebelião de quase 12 horas. Dois fugitivos foram mortos e um recapturado até o final da tarde.
Após a fuga dos detentos, por volta das 3h30, foi cancelada a visita de familiares, e o pelotão de choque da Polícia Militar fez uma revista nas celas. De acordo com o chefe do setor de custódia da casa de detenção, Abílio Novochadlo, foram encontradas apenas armas brancas improvisadas.
Revoltados com o cancelamento das visitas, os presos colocaram fogo nos colchões. Quarenta detentos ficaram intoxicados com a fumaça, e o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar o incêndio e prestar atendimento aos detentos. Um deles, em estado mais grave, foi socorrido.
Segundo Novochadlo, os fugitivos Marcio dos Santos, 24, e Gilmar de Carvalho, 26, foram mortos durante a perseguição porque estariam armados. Olívio da Rosa, 32, foi recapturado por volta das 10h, nas proximidades do presídio, e levado de volta à detenção.
A penitenciária tem capacidade para 150 presos e abrigava antes da fuga 233 internos. Em junho do ano passado, uma rebelião que durou cerca de 20 horas no local obrigou a polícia a transferir 29 presos. Durante o motim, seis presos foram feitos reféns. Um deles teve o dedo decepado.

Delegacia
Também na madrugada de ontem, 16 detentos fugiram da delegacia de Laranjeiras do Sul (373 km a oeste de Curitiba). A carceragem tem capacidade para 25 pessoas, mas abrigava 90 no momento da fuga, das quais 15 estavam no corredor. Os presos cavaram um buraco na parede voltada para os fundos da delegacia.


Texto Anterior: Posto policial é atingido por tiros no Vidigal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.