UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Quadrilha é presa no "polígono da maconha"; PM e vereador estão envolvidos
Uma operação realizada no fim de semana pelas polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar de Pernambuco resultou na prisão de dez pessoas, detenção de outras nove e na destruição de uma lavoura com 6.000 pés de maconha em Santa Maria da Boa Vista (635 km de Recife).
Entre os presos estão um PM e um vereador local, acusado de dar suporte político à quadrilha.
Na ação, cujo objetivo era desestruturar uma quadrilha acusada de tráfico de drogas, homicídios, sequestros e roubos na região (conhecida como "polígono da maconha"), foram apreendidas armas e munição.
Os 110 policiais recrutados de quatro Estados e de Brasília concentraram seus trabalhos nas agrovilas do antigo projeto Caraíbas, rebatizado de Fulgêncio, criado para abrigar cerca de 5.000 das 40 mil famílias desalojadas com a construção, em 1987, de uma usina hidrelétrica.
Segundo o superintendente da PF em Pernambuco, Wilson Damazio, os criminosos agiam na região sob o comando de Jerry Adriane Gomes da Silva, que ainda está sendo procurado.
"A cúpula da quadrilha tinha cerca de 20 pessoas, e conseguimos prender a maioria." Cinco líderes estão foragidos.
Além de plantar e traficar maconha, roubar cargas e promover sequestros, o grupo estaria ameaçando os moradores das agrovilas, cobrando "pedágios" para permitir a passagem de produtos agrícolas nas rodovias.
Segundo ele, a quadrilha vinha sendo monitorada havia seis meses. Em agosto, as investigações avançaram, com as informações repassadas por Chinha, integrante preso pela PF.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Violência: Após arrastão, policiamento na orla é antecipado
Próximo Texto: Goiás: Cães matam garoto de 5 anos em chácara
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.