São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Cliente recebe remédio trocado

Farmácia é interditada no Jardim Paulistano

CLAYTON FREITAS
DO "AGORA"

A farmácia de manipulação Galênica, no Jardim Paulistano (zona oeste de São Paulo), foi interditada ontem à tarde pela Vigilância Sanitária após ser acusada de entregar uma fórmula errada. A acusação partiu de uma mulher que toma remédios para vitiligo- manchas na pele. Em agosto, ela entregou a receita na farmácia e recebeu um medicamento. Ela tomou o remédio, que continha medicamentos contra leucemia, artrite e câncer, sem ler as especificações do rótulo. A reportagem tentou contatar a Galênica para comentar o assunto. Deixou recado em três unidades da rede, mas não houve resposta até as 19h de ontem.
Segundo reportagem publicada na Folha no último dia 17, o setor de manipulados, que fatura anualmente R$ 1,3 bilhão, cresceu 73% nos últimos 5 anos.

Perigos
Uma pesquisa feita entre 2000 e 2003 pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) comprovou, entre as denúncias contra remédios manipulados, 27 ocorrências graves, porém, esses casos são exceções se comparados aos 3 milhões de pessoas atendidas em um ano pelas farmácias de manipulação.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Revolta e perplexidade: Costureira de 72 anos morta em "guerra" no morro é enterrada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.