São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab confirma Moraes nos Transportes

Prefeito antecipou anúncio para conter assédio do PMDB e do PR; ele, porém, deve oferecer 5 pastas a partidos aliados

Kassab deverá se dedicar à composição da equipe nos próximos 15 dias; depois disso, deverá passar uma semana em Barcelona

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Disposto a conter o assédio do PMDB e do PR sobre a Secretaria dos Transportes, uma das mais importantes da administração, o prefeito reeleito Gilberto Kassab (DEM) confirmou a permanência de Alexandre de Moraes à frente da pasta.
"O Alexandre de Moraes vai permanecer. Já conversei e ele disse que vai ficar", diz Kassab.
Em compensação, segundo interlocutores, a tendência é que Kassab ofereça cinco secretarias para acomodar a base aliada: Assistência Social, Negócios Jurídicos, Trabalho, Cultura e Esporte.
Ainda segundo um interlocutor, Kassab deverá se dedicar à composição da equipe nos próximos 15 dias. Concluída a negociação, deverá passar uma semana em Barcelona.
A Secretaria da Assistência Social estaria reservada à vice Alda Marco Antônio (PMDB).
E dois aliados - PV e PR - já manifestaram interesse pela pasta de Esportes. A oferta do espaço dependerá, porém, de uma negociação com o governador José Serra (PSDB). Além da secretaria, o PV também quer a Subprefeitura da Lapa.
Segundo interlocutores do prefeito, a intenção é que o atual secretário de Esportes, Walter Feldman, substitua Andrea Matarazzo na Coordenação das Subprefeituras.
Kassab se afastou de Matarazzo ao longo da campanha.
No primeiro turno, Matarazzo - que é amigo de Serra - evitou manifestações públicas de apoio a Kassab, argumentando que poderia ser interpretado como um aceno do governador.
Mas, segundo interlocutores de Kassab, Matarazzo só poderá ser afastado se nomeado secretário estadual, provavelmente dos Transportes.
Serra, porém, tem manifestado em conversas a disposição de fazer um apelo pela permanência de Matarazzo na pasta municipal. Serra -com quem Kassab se reúne ainda nesta semana - deverá até chamar Feldman para uma conversa.
O governador tem uma boa avaliação do desempenho de Matarazzo.
Ainda assim, os aliados de Kassab apostam que, desconfortável e sem autonomia, o próprio Matarazzo entregará o cargo, caso sejam confirmados rumores de exoneração de quatro subprefeitos de sua confiança: Cidade Tiradentes, Mooca, Vila Mariana e Ipiranga.

Mais mudanças
Ainda segundo kassabistas, poderá ocorrer substituição em duas outras secretarias: Gestão e Serviços. No caso de Serviços, a saída dependeria mais da disposição do titular da secretaria, Dimas Ramalho, que é candidato a deputado federal em 2010 e concentra votos no interior.
Segundo interlocutores, Kassab decidiu antecipar a permanência de Alexandre de Moraes para evitar a cobiça dos peemedebistas e integrantes do PR.
O PMDB, por exemplo, chegaram a defender a indicação de Getúlio Hanashiro, que já ocupou a Secretaria dos Transportes, para o cargo.
Pela mesma razão, o prefeito faz questão de ressaltar a manutenção de Clóvis Carvalho na Secretaria de Governo. Isso, alega, é uma demonstração de que as diretrizes da prefeitura não serão alteradas.
Ainda segundo o prefeito, Antônio Carlos Malufe, seu assessor político, continua responsável pela interlocução com a Câmara Municipal.
Em entrevistas e conversa, Kassab acena ainda com a permanência dos secretários Januário Montone (Saúde), Alexandre Schneider (Educação), Manuelito Magalhães (Planejamento), Marcelo Branco (Infra-estrutura e Obras) e Eduardo Jorge (Ambiente).


Colaborou FERNANDO BARROS DE MELLO, da Reportagem Local


Texto Anterior: São Paulo tem a madrugada mais quente do ano
Próximo Texto: PT já articula oposição mais dura a prefeito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.