São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Local é um dos principais pontos de turismo da região de Campos do Jordão; mulheres passaram por constrangimento

Turistas sofrem ataques na Pedra do Baú

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA

Três casais de turistas foram assaltados na última sexta-feira na Pedra do Baú, um dos pontos turísticos mais visitados na serra da Mantiqueira, na divisa entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, no Vale do Paraíba.
Os ladrões levaram jóias, aparelhos eletrônicos e dinheiro das vítimas e, em seguida, obrigaram duas das três mulheres a masturbá-los. Foi o terceiro caso de assalto na Pedra do Baú nos últimos dois meses, segundo o Conselho Municipal de Segurança de São Bento do Sapucaí. A entidade diz que falta policiamento no local.
Os casais foram assaltados por volta das 10h30 de sexta-feira. Eles passeavam pelo local quando foram abordados por dois homens armados, que lhes obrigaram a entregar cerca de R$ 200 e suas jóias. Foram levados também celulares, máquinas fotográficas e os toca-CDs dos carros.
Em seguida, os assaltantes usaram um dos carros das vítimas -um Palio prata- para levar duas das três mulheres até um matagal, onde as obrigaram a masturbá-los. Em depoimento à polícia, elas disseram que só não foram estupradas porque alegaram estar menstruadas. A terceira foi poupada por estar grávida.
O delegado Fernando Patto Xavier, de Campos do Jordão, onde os turistas estavam hospedados e onde o crime, tipificado como "atentado violento ao pudor", foi registrado, disse que, até a tarde de ontem, ainda não havia pistas dos dois homens.
"Fizemos uma reunião com a Polícia Militar e decidimos intensificar o policiamento na Pedra do Baú", afirmou o delegado. Ele disse acreditar que os criminosos sejam de Campos do Jordão.
Apesar de localizado dentro do município de São Bento do Sapucaí, o Complexo do Baú -formado pelas pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata- é visitado por milhares de pessoas todos os anos, principalmente turistas em Campos do Jordão. Fica a 21 km do centro da cidade.
Do ponto é possível avistar parte da serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba. O local atrai também adeptos de esportes radicais.
O presidente do Conseg de São Bento do Sapucaí, o advogado João Claudino Barbosa Filho, disse que esse foi o terceiro caso de roubo na Pedra do Baú nos últimos dois meses. Segundo ele, a situação é reflexo da diminuição do efetivo da PM na cidade. "Chegamos a ter um batalhão com 30 policiais, mas hoje são apenas 12. É preciso aumentar o policiamento", afirmou Barbosa Filho.


Texto Anterior: Violência: Para secretário nacional, Polícia Civil está "destruída"
Próximo Texto: Belém: Professor atropela 40 pessoas em micareta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.