São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinco municípios estão em emergência no RJ

LUIZA BANDEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

Aumentou para cinco o número de municípios do Rio que decretaram situação de emergência devido às chuvas que atingem o Estado há mais de uma semana. Além de Rio Bonito (a 74 km do Rio), Silva Jardim (a 110 km) -ambos na baixada litorânea-, Carapebus (a 270 km), no norte do Estado, e Paracambi (a 75 km), na Baixada Fluminense, que já haviam feito o decreto anteontem, Barra do Piraí (a 80 km), no sul do Rio, somou-se à lista ontem.
Mais de 2.000 pessoas estão desalojadas no Estado. Outras 400 estão desabrigadas. A situação mais crítica é a de Rio Bonito, onde duas pessoas morreram em um deslizamento de terra -incluindo uma menina de dois anos. Outras 14 pessoas ficaram feridas quando três casas foram soterradas. As chuvas afetaram cerca de 2.280 pessoas, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Jomar Coimbra.
A Defesa Civil do Estado continua em alerta, mas avalia que o pior já passou. "A situação está se normalizando", diz o coronel Pedro Machado.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas devem continuar pelo menos até domingo e podem trazer novos problemas.

Espírito Santo
A chuva forte fez mais 700 pessoas deixarem suas casas ontem no Espírito Santo. Agora já são 1.139 desalojados e 238 desabrigados no Estado.
Há 20 cidades em estado mais grave, sendo que nove decretaram situação de emergência. O sul do Estado e a região de Vitória são as mais atingidas.
Em Vila Velha, a cidade mais populosa do Estado, seis bairros ficaram alagados ontem. Canais que deságuam no rio Jucu, o maior da região, transbordaram.
Com o excesso de chuvas, um trecho da BR-101, que liga Vitória a Salvador, foi interditado no final da tarde de ontem. "A pista está totalmente destruída", disse Fábio da Silva, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Estado.


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Governo Lula libera mais verba e facilita uso do FGTS para as vítimas da enchente
Próximo Texto: Chuvas: No ES, mais de mil pessoas estão desabrigadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.