São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Quantidade de coliformes define a classificação

DO ENVIADO A SÃO SEBASTIÃO

A classificação anual das praias da Cetesb tem cinco categorias. Ela começa em "ótima" e, depois, vai para "boa", "regular", "ruim" e "péssima". Esses cinco status são baseados em análises feitas todas as semanas com as águas das praias.
As duas primeiras categorias indicam que a praia está própria para o banho. A diferença é a quantidade de coliformes fecais nas amostras. Uma semana ruim no ano faz a praia entrar na classificação regular.
O órgão ambiental estadual recomenda que a população, principalmente crianças, não entre na água quando as bandeiras estiverem vermelhas, o que indica risco à saúde humana.
A bandeira vermelha não é sinal de que a praia está interditada. Mas mostra que existem coliformes fecais, em quantidades altas, naquela água. A ingestão dessa água poderá causar infecções intestinais.
A Cetesb costuma trocar as bandeiras das praias todo sábado, com base em análises feitas com a água coletada no domingo anterior. A qualidade das praias pode ser acompanhada em www.cetesb.sp.gov.br.


Texto Anterior: Programa deve ajudar as praias da Baixada
Próximo Texto: Danuza Leão: Liberou?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.