São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenas do Masp exibem suspeitos em outubro

Promotoria analisa imagens que mostram movimentação de 4 pessoas no dia da primeira tentativa de roubo ao museu

Imagens estão ruins e terão de passar por perícia; Masp diz ter aprovado projeto para captar recursos para aprimorar segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público Estadual tem em mãos as imagens das câmeras de segurança que mostram a circulação de quatro suspeitos no Masp em 29 de outubro, quando houve a primeira tentativa de roubo. Um deles aparenta usar capuz, mas as imagens estão ruins e precisarão ser aproximadas e clareadas. O crime foi malsucedido porque o elevador barrava, à noite, o acesso ao 2º andar.
Segundo o promotor Roberto Porto, a continuidade da apuração depende em parte da perícia das imagens, já que os ladrões podem ser os mesmos que levaram as telas de Picasso e Portinari no último dia 20.
Como as câmeras não têm infravermelho, várias imagens estão pretas e apenas duas mostram os suspeitos. Uma terceira, com um minuto, mostra um homem que entra e pega algo num armário. Não é possível saber se é vigia ou ladrão.
Para Porto, o furto foi "uma história da tragédia anunciada". "Em 29 de outubro fizeram a primeira tentativa de roubo. Uma semana depois, voltaram com um maçarico e tentaram cortar uma porta lateral. Preocupa porque em dois meses nenhuma medida para aumentar a segurança foi tomada."
Em nota, o Masp diz que, atento à necessidade do aprimoramento da segurança, apresentou projeto de incentivos fiscais para captar recursos. Afirma que o projeto foi aprovado e agora terá outras fontes para atualizar o sistema.
A Polícia Militar diz que na próxima semana um carro ficará ou em frente ao parque Trianon ou no vão livre. Em 2008, haverá uma base fixa no local.
Um abaixo-assinado que começou a circular anteontem e conta com 60 assinaturas, entre elas a do filósofo José Arthur Giannotti, defende que o Masp se torne uma instituição pública. O texto diz que o museu "é de há muito uma instituição enferma, sem recursos e sem direção profissional".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Barbara Gancia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.