São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE NA RUA

Av. Paulista ganha grafites sobre o Japão

MARIANNE PIEMONTE
DA REVISTA DA FOLHA

Em tempos de São Paulo Fashion Week, pode-se dizer que o túnel de acesso à avenida Paulista está de roupa nova. Cerca de 500 metros da via receberam a arte de 160 grafiteiros.
A pintura começou às 23h da sexta-feira (dia 26) e terminou ontem, ao som de DJs e MCs.
O evento foi uma realização do projeto Sol Nascente, do qual participam a Prefeitura de São Paulo e a agência de cultura japonesa Yanus Quality.
O grafiteiro e curador da exposição, Binho Ribeiro, 25, diz que a nova pintura marca o início da comemoração do centenário da imigração japonesa e a retomada do túnel para o grafite paulista, além de ser um presente dos artistas para São Paulo.
"Nosso grafite é reconhecido mundialmente. Alguns dos artistas que estão aqui, como Titi Freak, Flip e Kboco, têm seus trabalhos expostos fora do Brasil", afirma.
Binho conta que, para selecionar os trabalhos da exposição -que deve permanecer até 2008, ano que marca o centenário da imigração japonesa no Brasil-, eles contaram com a colaboração do pesquisador de cultura japonesa da USP, o historiador Carlos Glaujor.
Na extensão do túnel, é possível aprender um pouco da história cultural do Japão. "Os painéis seguem temas, começam com a criação do mundo pela mitologia japonesa, ikebana, passando por mangá e teatro Nô", disse.
A seleção buscou artistas em 20 galerias de arte urbana de São Paulo e em projetos sociais, como o Aprendiz.


Texto Anterior: Metrô nega ligação entre gerente de obra e empreiteira
Próximo Texto: Chuvas: Enchente mata uma pessoa e isola cidade no interior de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.