São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 2 novas estações, trem da CPTM vai à USP Leste

USP Leste e Comendador Ermelino atenderão os 145 mil usuários da linha

Sinalização automática, que permitirá reduzir de seis para oito minutos o intervalo entre viagens, tem entrega prometida para junho

RICARDO SANGIOVANNI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugura hoje, às 12h, duas estações da linha F (Brás/Calmon Viana), ainda sem o sistema automatizado de sinalização, que evita o choque de trens em caso de falha humana.
Uma delas é a USP Leste, construída para atender à demanda dos estudantes desde que o campus começou a funcionar, em 2005. "É um projeto que acompanha a USP Leste desde o início", diz o diretor do campus, Dante De Rose Jr.
Com a estação, ligada ao campus por uma passarela de cerca de 150 metros, 5.000 usuários por dia deixarão de utilizar os quatro ônibus que ligavam a USP Leste à estação Engenheiro Goulart, na mesma linha. "Devo poupar uma meia hora", calcula a estudante de marketing Elizabeth Queijo, 21.
A outra estação inaugurada pela gestão de José Serra (PSDB) é a Comendador Ermelino, que foi reconstruída e atende 4.000 pessoas por dia.
A sinalização automática na linha só deve ser entregue em junho. Se já estivesse pronto, o sistema, que automatiza a condução dos trens, possibilitaria reduzir o intervalo mínimo entre viagens, de oito para seis minutos, segundo a CPTM.
Intervalos mais curtos reduziriam a superlotação na linha F, maior problema para seus cerca de 145 mil usuários diários. O número triplicou em 15 anos, segundo o Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil. E a previsão da CPTM é que aumente em 57% até 2010, para 220 mil por dia. "Vai ficar mais lotado ainda", diz a balconista Rosenilda Joaquim, 24.
Em novembro, a estação Autódromo -na linha C (Osasco/ Autódromo) também foi entregue sem sinalização automática até Jurubatuba. A CPTM promete o sistema em março. Na linha E, só há sinalização automática no trecho expresso, entre Guaianazes e Estudantes. Nas demais, será implementado no segundo semestre.


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Três morrem em perseguição a ladrões de atriz
Próximo Texto: Zona leste terá três linhas de ônibus expressas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.