São Paulo, sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Represa cheia agrava alagamentos em Sorocaba

LUIZA BANDEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA
MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

A abertura das comportas da represa Itupararanga agravou a cheia do rio que corta Sorocaba (96 km de São Paulo), segundo a prefeitura. O transbordamento do rio Sorocaba deixou alagada, desde segunda-feira, a principal avenida da cidade, a Dom Aguirre. Casas próximas do leito também foram afetadas -algumas foram abandonadas.
A prefeitura diz que isso ocorreu por causa do grande volume de chuvas, somado à abertura das comportas.
Estão abertas 16 comportas, com vazão de 55 m3, segundo a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), administradora da represa. O local fornece água para Sorocaba e Votorantim. O reservatório não integra o sistema Cantareira, que ameaça moradores da região de Campinas.
A CBA informou que os problemas foram causados pelo volume anormal de chuvas.
A interdição de um trecho da avenida prejudica o trânsito. "Já morei em São Paulo e não estava com saudade de enfrentar trânsito", diz o contador Eliezer Oliveira, 40.
A água do rio invadiu casas do Jardim Maria do Carmo. Metade da pequena rua Ingracia Agrisani Gomes ficou alagada. Das 11 casas, duas foram abandonadas. Quem ficou faz vigília para evitar possíveis saques. A prefeitura informou que a Guarda Municipal e PMs fazem a segurança.

Contêineres
Em Atibaia (67 km de SP), dez famílias estão vivendo em contêineres instalados numa área descampada. Desde dezembro, a cidade sofre com a cheia do rio de mesmo nome -os moradores culpam a Sabesp; dizem que ela deveria ter administrado o nível das represas do sistema Cantareira.
O transbordamento afetou 900 famílias, número que ainda pode subir após a chuva que ontem voltou a atingir a região.
A maioria dos moradores dos contêineres foi removida da Vila São José, bairro pobre encoberto pela água.


Texto Anterior: Outro lado: Prefeitura culpa lixo e promete vistoriar obra
Próximo Texto: Barbara Gancia: Tiger Woods é um crápula?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.